Todos nós temos sonhos seja na vida pessoal, familiar, profissional etc. Alguns são possíveis e fácies de serem realizados, outros são difíceis ou até impossíveis, mas sou daqueles que acredita e incentiva as pessoas buscarem, persistirem em busca de seus sonhos; que as pessoas estabeleçam metas a curto, médio e longo prazo e possam com luta, articulação e ajuda de amigos concretizem seus sonhos, sem qualquer vaidade pessoal.
Falando em sonhos, o grande líder político de Feira de Santana na atualidade e ex-prefeito deste município, José Ronaldo de Carvalho (DEM), tem o sonho, ou meta, de ser Senador da República, cargo que disputou pela primeira vez em 2010, mas foi derrotado nas urnas juntamente com José Carlos Aleluia Costa do mesmo partido, para os candidatos Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB).
Agora Ronaldo traça suas metas para disputar o mesmo cargo, porém, pelo que se sabe, o pretenso candidato tem uma pedreira no caminho impedindo seus próximos passos, Otto Alencar, atual Senador pelo PSD e candidato à reeleição. Alencar é o presidente da PSD na Bahia e tem mais de 100 prefeitos na sua legenda e outras dezenas de prefeitos simpatizantes, que se dizem "Ottistas" e que marcharão com Alencar para onde quer que vá.
Olhando o atual cenário político baiano, ao que parece, o melhor caminho para Zé Ronaldo seria mesmo tentar voltar à Câmara Federal sendo, quiçá, um dos mais votados da Bahia. Isso não seria nenhum demérito para Ronaldo ou para qualquer político. Tomando como exemplo, tivemos dois grandes políticos que despiram-se das vaidades ou sonhos pessoais e disputaram cargos "menos importantes" na política como o ex-Governador da Bahia e ex-Ministro e responsável pela implantação da Controladoria Geral da União (CGU), Waldir Pires, que morreu sendo vereador em Salvador e o ex-Senador da República pelo estado de São Paulo, Eduardo Suplicy (PT), que atualmente é vereador naquele estado.
Na vida, em busca da realização dos nossos sonhos, às vezes é necessário recuar em certos momentos para avançar em outros, analisando o momento certo. Ronaldo é político experimentado e sabe que a política é diferente de olimpíadas. Na primeira não tem espaço para prata ou bronze, ouro é o espaço disputado no pódio, é vencer e vencer.
Por fim, dizem que conselho e água só se dá a quem pede. Há ainda quem diga que se conselho fosse bom não era dado e sim vendido. De qualquer sorte Zé, Feira de Santana poderá ganhar muito mais com o senhor estando na Câmara Federal destinando emendas parlamentares ou quem sabe assumindo ministério(s) importante(s) a depender dos resultados das eleições presidenciais. Fica a dica.
Por Luiz Santos radialista e jornalista
Mín. 18° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 26°
Tempo nublado