Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Quantos Henry?

Quantos Henry precisam morrer?

Por Ana Meire Dias

19/04/2021 06h35 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News /Agencia Brasil
Foto Reprodução O Globo
Foto Reprodução O Globo

 

Quantos Henry precisam morrer? É com esse questionamento que expresso meu repúdio a violência contra crianças e adolescentes.

 Um dos direitos  mais importantes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) diz "é dever da família da sociedade e do estado assegurar à criança e ao adolescente com absoluta prioridade o direito à vida à saúde à alimentação à educação ao lazer à profissionalização à cultura à dignidade, ao respeito, à liberdade  à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

Mas esse direito não está sendo cumprido no Brasil, observando as devidas proporções, pesquisas apontam que o número de casos de violência doméstica tem aumentado de forma assustadora. 

Um dos exemplos dessa violência é o caso da  tortura e morte de Henry Borel de apenas 4 anos de idade, supostamente assassinado  pelo vereador Dr. Jairinho (Solidariedade-RJ) e a mãe Monique Medeiros, ambos presos pela Policia Civil  do Rio de Janeiro.

Os números analisados pela  Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), mostram que entre 2010 e agosto de 2020, exatamente 2,083 crianças foram  mortas por maus-tratos na faixa etária de zero a 4 anos de idade. Essa era a idade do menino Henry Borel, vítima de  violência em casa que o levou à morte.

A pesquisa ainda revela  que embora os números relativos a 2020 ainda sejam preliminares, a análise da década mostra  que as agressões por meio de disparos de arma de fogo ou de arma não especificada lideram os óbitos entre crianças e jovens, totalizando 76,528 mil casos. Na faixa até 4 anos, esse tipo de agressão causou 386 mortes nos últimos dez anos. Em seguida, aparecem as agressões por meio de objeto cortante ou penetrante, com 10,066 mil mortes entre crianças e adolescentes de até 19 anos. 

Eu pergunto porque tanta  violência contra criança? Que mal elas  fazem ? Ou ainda  que fizesse quem somos nós para tirar a vida ?

Estamos passando por momentos  difíceis com a pandemia da Covid-19  que já matou mais de 370 mil brasileiros, no entanto estamos sendo obrigados a conviver com  a "pandemia da violência doméstica", sendo que o público alvo são crianças.

Deixo meu alerta para os pais ou responsáveis que cuidem das nossas crianças por que elas  são  o futuro da nossa nação, crianças  são bênçãos de Deus, portando denuncie, proteja os inocentes, façamos jus do direito á vida e proteção.

Que  este clamor alcance  as autoridades para que criem políticas públicas para o combate a violência, que a justiça seja feita, que mais leis sejam criadas e sejam   cumpridas de forma mais severa para punir e inibir essa ação cruel como o caso do garoto Henry que teve a vida interrompida.

 Fica minha pergunta  qual a punição para quem mata ou agride uma criança?.  O que precisa melhorar na Lei brasileira para que esse cenário venha mudar? Vamos aqui  interagir, deixe seu comentário, essa realidade  precisa ser desconstruída, juntos podemos mudar  a história para que não matem outros Henry ou quantos precisam morrer? Espero que haja amor pelas crianças  e justiça seja feita.

Leia mais Polícia conclui inquérito e indicia Dr. Jairinho e Monique por morte de Henry

 

Por Ana Meire Dias 

5 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Kelly Há 4 anos Salvador Parabéns pelo conteúdo.
Ana mariaHá 4 anos Feira de Santana baEm quanto mulheres monstruosa, obstinada por dinheiro em viver uma vida mentirosa de aparência de uma falsa felicidade , e aí da chama isso de mãe? Não, mãe da vida e no momento do parto ela coloca um a criança pra conhecer o mundo com a responsabilidade de propocinar segurança e bem estar e não matar " mulheres se proteja pois filho e um pedaço de vc . Lembre um dia Deus te presenteou como um dom gerar E proteger até que tenha condições de viver sozinho ou seja mãe enquanto vc tiver vida !!!!
Cristiano da silva Há 4 anos Osasco sp Lamentável como podemos ter que conviver com esses episodio, de tantas crianças sendo mortas por seus entis mas queridos porque quando vem se tratar de um pai ou uma mãe a gente começa a ver a que ponto chegar a capacidade do ser humano,e se tratando de uma pessoas pública que estar ali pra criar leis. . Então que deixe de ser leviana quando se trata de um crime dessa dimensão cadeia neles
ABENILDO OLIVEIRA LIMA FILHOHá 4 anos Feira de SantanaA bíblia diz que no fim dos tempos o amor iria esfriar e é isso que tem acontecido, a criança tão doce jamais faria mal algum a esses pais endemoniados que não conhecem a Deus.
Patrícia Lima Há 4 anos Feira de Santana Que tristeza que a justiça seja feita.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.