Todos que assistiram as cenas da desastrosa operação que culminou na morte do soldado da PM, Wesley Góes, ficaram estarrecidos com a execução diante do cartão postal da capital baiana, o Farol da Barra, na véspera do aniversário da cidade, ganhando esse trágico presente que ficará marcado para sempre na sua história.
Essa tragédia envolvendo o soldado da PM baiana, infelizmente não é a 1ª e nem será a última. Estamos acompanhando nos últimos anos o alto índice de suicídio na corporação, e muitos são afastados por problemas ligados a saúde mental devido ao grande estresse que enfrentam no dia a dia, e pior, tudo que eles reclamam da forma que são tratados.
Mas um fato que também nos chama atenção, é que tais fatos ocorrem diariamente na Bahia e no Brasil, onde jovens negros são assassinados por policiais despreparados com a desculpa do (AR) Alto de Resistência, e a alta cúpula da segurança pública nada faz para apurar e punir os verdadeiros culpados.
Como em tudo na vida tiramos uma lição, pergunto, será que tiraremos alguma lição dessa tragédia? Será que os negociadores,diante do conflito, sabendo principalmente que se tratava de um colega de farda, esgotaram todos mecanismos usados em momentos como este?
O que está por trás da morte do soldado Wesley Góes? A quem interessa a morte do soldado Wesley? Porquê transformaram um momento de tragédia em politicagem? Será que neste momento de consternação da categoria, é propício para aqueles que se dizem representantes fazerem manifestação política?
Da nossa parte, fica a solidariedade aos verdadeiros polícias, que na sua maioria representa muito bem a nossa briosa PM-BA de mais de 190 anos.
Avantes guerreiros e guerreiras, não baixem vossas cabeças e não se deixem levar por aqueles que querem se aproveitar desse momento para se promover, não sejam massa de manobra, não seja boi de piranhas.
E que os nossos governantes possam tratar melhor a saúde física e mental desses profissionais.
Por Luiz Santos
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 16° Máx. 27°
Tempo nublado