Quarta, 06 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Famosos Feira de Santana

Dia do Bombeiro Militar é celebrado na Câmara em Feira de Santana

A sessão ocorreu na tarde desta quarta-feira

06/08/2025 20h07
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Ascom
Foto Ascom

“Pelo fogo, se o fogo é a vida, e contra o fogo, se o fogo é a morte”. Assim o vereador Pedro Américo (Cidadania) iniciou seu discurso durante a sessão solene, proposta por ele, para celebrar o dia do bombeiro militar, comemorado em 2 de julho. A sessão ocorreu na tarde desta quarta-feira (6), na Câmara Municipal, e não foi realizada no mês de julho devido ao recesso da Casa.
Como presidente da sessão, o vereador disse estar “muito honrado” em ter apresentado o requerimento acerca da data comemorativa, e “mesmo sendo um ato simbólico, não poderíamos deixar de registrar esse dia e de comemorar a vida de cada bombeiro militar da Bahia”. Sua afirmação se deve ao fato de que, segundo o parlamentar, “nos momentos mais cruciais ocorridos em Feira de Santana, foram instituições como o Corpo de Bombeiros Militar que salvaram essa cidade”. E ressaltou que o centro, como existe hoje, “só continua de pé por causa dos bombeiros militares da Bahia”.
“Vou dar só um exemplo: quando fui coordenador da Defesa Civil em Feira de Santana, há um tempo, uma loja localizada atrás da rua Sales Barbosa pegou fogo, loja esta de material de festa, altamente inflamável. Eu estava passando pelo centro da cidade e reparei que ela estava totalmente apagada. Comecei a ligar, o Corpo de Bombeiros já havia sido acionado, a Coelba já tinha desligado a rede, e eu cheguei no mesmo momento que o Corpo de Bombeiros Militar”, relembra.
E continuou: “Foi uma operação violentíssima. Ao todo foram 12 dias de atuação. Imaginem a rua Sales Barbosa cheia de lojas de roupas, de fora a fora, no centro da cidade, e por um minuto, o fogo poderia ter se alastrado por todo o centro. Mas o Corpo de Bombeiros Militar foi certeiro, objetivo, técnico; fez um trabalho com uma força escomunal. Muitos servidores com coragem de fazer dar certo, de resolver o problema. E todo mundo sabe que, se não fosse por essa corporação, não existiriam mais as lojas do centro da cidade”.
Pedro Américo disse que poderia citar tantos outros exemplos, pois sabe que todos os bombeiros militares de Feira de Santana e da Bahia prestam um relevante serviço, com muita tecnicidade para salvar a população. “São muitos homens e mulheres que colocam suas vidas em risco para salvar inúmeras vidas. Por isso, meu muito obrigado a todos vocês”, agradeceu.
O Comandante do 2º Batalhão de Bombeiros, Tenente Coronel Adriano Oliveira Bertolino, fez um discurso rápido, mas evidenciou o papel do bombeiro militar. “O dia 2 de julho, desde o ano de 1954 – quando a data comemorativa foi criada – visa homenagear a bravura e a dedicação dos bombeiros, que arriscam suas vidas para salvar outras vidas e para evitar desastres e outros fatores externos”, disse. E lembrou que o 2º Batalhão de Bombeiros de Feira de Santana está prestes a completar 30 anos de fundação
Ainda, o Tenente Coronel informou que o 2º Batalhão de Bombeiros tem a sua sede situada no bairro Tomba, mas outras bases onde há efetivo alocado dão suporte. São elas: uma no Derba, uma companhia em Serrinha, outra em Cachoeira, um efetivo no CICOM (Centro Integrado de Comunicações) e outro efetivo no SAC, na Sessão de Segurança contra Incêndio. E, por fim, destacou o “brilho diferente” dos hinos de Feira e do Batalhão de Bombeiros Militar tocados pela banda de música da corporação.
“BATALHÃO TEM RELAÇÃO FRUTÍFERA COM FEIRA DE SANTANA”
O palestrante da sessão, Tenente do 2º Batalhão de Bombeiros Militar Jorge Souza Ortis de Freitas, fez um relato da história da corporação desde quando foi inaugurada, e de todas as situações e marcos da história pública da cidade, relativo ao combate a incêndios e à segurança pública. Um dos pontos de destaque em sua fala foi o fato de que, em 26 de dezembro de 1996, o então governador Paulo Souto autorizou a entrega de viaturas e a restauração do prédio situado no bairro Tomba.
Dessa forma, transferiu oficialmente o 2º grupamento do Batalhão de Bombeiros Militar de Simões Filho para Feira de Santana. “Esse foi um gesto simbólico que integrou as comemorações dos 102 anos do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, e consolidou a cidade como polo regional de proteção e resposta emergencial”, declarou.
Em 25 de maio de 2023, segundo o palestrante, foi promulgada uma lei que reestruturou a corporação, alterando, por exemplo, a nomenclatura que é utilizada até hoje. “Que a história do 2º Batalhão de Bombeiros Militar continue a ser exemplo e inspirar gerações; e que o comprometimento e serviço dos integrantes da corporação sigam iluminando os caminhos da segurança pública em todo o território baiano, especialmente em Feira de Santana”, salientou.
“SER BOMBEIRO MILITAR VAI ALÉM DE UMA PROFISSÃO”
O Comandante Regional do Bombeiro Militar, Jadson Ferreira de Almeida, também usou a tribuna durante a sessão solene. Conforme seu discurso, ser bombeiro militar vai além de uma profissão; é uma dedicação a salvar vidas, ao próximo e a toda uma sociedade. Pediu uma salva de palmas a todos os bombeiros presentes na sessão porque são “verdadeiros heróis”.
E ressaltou: “Normalmente as pessoas pensam que nosso trabalho se limita à prevenção e combate à incêndios, mas vai muito além disso. Nós fazemos salvamentos aéreos, terrestres e aquáticos; atuamos em atendimentos hospitalares, em acidentes, em tragédias e incêndios florestais; em enchentes e fazemos uma gama de atividades, inclusive em ações sociais”. Se disse emocionado em presenciar uma sessão solene que homenageia a corporação, e acredita que “uma ação como esta reforça o vínculo do setor público com as nossas atividades, e renova a nossa vontade de querer fazer o melhor, trabalhar com mais excelência”.
Também compuseram a Mesa de Honra o secretário de Prevenção à Violência, Luziel Andrade, representando o prefeito José Ronaldo na ocasião, e o Comandante do 35° Batalhão de Infantaria, Tenente Coronel Cristiano Garcia Guedes. Ainda, estiveram presentes o Major PM Matheus de Carvalho, representando o Comandante do CPR-L, Coronel Müller; o Capitão Alan, representando a Cavalaria da Polícia Militar da Bahia; Antônio José, coordenador da Defesa Civil, e o Comandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Dantas.

 

Fonte ascom

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.