Sábado, 01 de Novembro de 2025
(75) 99168-0053
Bahia Exoneração

Ufba exonera professora que entrou com ação contra cotas em concurso

Decisão da universidade foi divulgada no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (31).

01/11/2025 12h43
Por: Mayara Naylanne
Foto: site Ufba
Foto: site Ufba

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) exonerou uma professora do Departamento de Biorregulação do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), em Salvador, após o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) reverter uma decisão judicial sobre a aplicação das cotas em concursos públicos. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (31).

A docente havia sido nomeada após conseguir uma liminar que impediu a posse de um professor cotista. Com a nova decisão, o TRF-1 entendeu que as cotas devem ser aplicadas sobre o total de vagas do concurso, e não por área ou especialidade — o que anulou a liminar anterior.

O caso envolve o professor Felipe Hugo Fernandes, doutor em Ciências Farmacêuticas pela Unesp, aprovado em primeiro lugar na vaga destinada a cotistas para o cargo de professor adjunto em Farmacologia. Após quatro anos de disputa judicial, a Ufba deve nomeá-lo para o cargo, ainda sem data definida.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.