O secretário de Agricultura de Feira de Santana, Silvanei Araújo, destacou, nesta sexta-feira (26), a importância da inauguração do Centro Nacional de Formação Profissional Rural no município. A unidade, voltada especialmente à área de zootecnia, foi implantada em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e representa, segundo ele, um divisor de águas para a capacitação de jovens e produtores do campo.
Relembre: Lideranças visitam obras do Centro de Excelência em Zootecnia em Feira de Santana
Senar oferece 3 mil vagas em mais de 40 cursos gratuitos na área do agronegócio na Bahia
“Para nós é uma alegria muito grande. Esse centro é um marco para Feira de Santana e toda a região. Representa tecnologia, qualificação e comprometimento com o futuro da produção agrícola. A educação no campo é o caminho para aumentarmos a produtividade e a geração de renda”, afirmou Silvanei.
Durante a inauguração, o secretário destacou que 30% do PIB nacional vem do agronegócio e reforçou que a modernização do setor exige investimento constante em formação técnica e acesso à tecnologia. “Hoje, máquinas agrícolas têm mais tecnologia embarcada que muitos carros de luxo. E o produtor precisa estar preparado para operar esse novo cenário. Esse centro vai oferecer exatamente isso: conhecimento, qualificação e inovação”, disse.
Parceria e investimento público
Silvanei também ressaltou que a iniciativa é fruto de uma parceria sólida entre o município e o Senar. O terreno onde o centro foi instalado foi cedido pela Prefeitura de Feira de Santana, dentro do espaço do Parque de Exposições João Martins da Silva. A colaboração teve início em 2015, com um termo formalizado entre o Senar e a Secretaria Municipal de Agricultura.
“Doamos o terreno com a visão de que esse espaço voltaria em benefício direto para nossa população rural. Hoje isso se concretiza. É uma estrutura que muitos centros universitários gostariam de ter. E será usada para transformar a vida de jovens e produtores da nossa terra”, afirmou o secretário, que é zootecnista de formação.
Silvanei expressou gratidão pelo que chamou de um “presente grandioso para o campo” e disse acreditar que o futuro da cidade passa, necessariamente, pela qualificação no setor agropecuário.
“Com educação, informação e parceria, vamos fazer de Feira uma cidade cada vez mais produtiva e referência no agro. O futuro com qualificação no campo é promissor, e hoje demos um passo firme nessa direção”, concluiu.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Tempo nublado