Na manhã desta sexta-feira (26), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve em Feira de Santana para participar de eventos ligados à educação profissional, desenvolvimento rural e esportes. A agenda incluiu a apresentação da programação do Complexo Esportivo Oyama Pinto, e a inauguração do novo Centro Nacional de Formação Profissional Rural, uma parceria entre o Sistema CNA/Senar e a FAEB.
Durante discurso no evento, o governador destacou a importância do novo centro de formação técnica para a cadeia produtiva agropecuária da Bahia. “Esse centro vai formar mão de obra qualificada, professores e profissionais para atuarem diretamente com o pequeno produtor, fortalecendo o rebanho, melhorando o manejo e introduzindo novas raças. A Bahia precisa disso para reduzir desigualdades entre as regiões”, afirmou.
Segundo o governador, essa é a segunda unidade do tipo no estado, a primeira foi instalada em Juazeiro, com foco em fruticultura. Em Feira, a prioridade será a pecuária e o agronegócio. Ele elogiou o trabalho da Federação de Arte/Educadores do Brasil - FAEB e o apoio de lideranças como João Martins, presidente da CNA, destacando a escolha estratégica da cidade:
“Feira de Santana é um polo agropecuário, com um dos parques mais famosos do estado. A cidade merece essa estrutura, e nós vamos fazer desse centro uma referência nacional”, disse.
Críticas à Neoenergia e possível divisão da concessão no estado
Ainda durante a visita, Jerônimo Rodrigues foi questionado sobre o pedido de renovação de contrato da Neoenergia junto ao Ministério de Minas e Energia. O governador afirmou que tem mantido diálogo com o governo federal e cobrado melhorias no serviço prestado pela concessionária de energia elétrica:
“A Bahia é o maior cliente da Neoenergia, mas ainda enfrentamos muitos problemas. Há atrasos na ligação de energia em escolas e hospitais, e investidores relatam dificuldades para se instalar no estado por conta da instabilidade no fornecimento”, disse.
Jerônimo revelou que está analisando a possibilidade de dividir a concessão de energia no estado, com mais de uma empresa atuando em diferentes regiões da Bahia. “Pedi um estudo técnico e, na próxima semana, vou avaliar se é mais vantajoso manter uma única concessionária ou abrir para outras empresas. O importante é garantir energia de qualidade para a população e para o setor produtivo”, completou.
Por fim, o governador também comentou sobre as condições das rodovias estaduais, citando a BA-120, que liga Riachão do Jacuípe a Conceição do Coité. Segundo ele, há uma programação para recuperação de trechos críticos, mas reconheceu a necessidade de acelerar os investimentos em infraestrutura viária.
Com informações: Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 20°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 25°
Tempo nublado