O projeto do Trem Intercidades, que pretende ligar Salvador a Feira de Santana, pode avançar por duas frentes: uma iniciativa do governo estadual, em parceria com o Ministério dos Transportes, e outra da empresa privada TIC Bahia, que prevê investir R$ 6,8 bilhões na obra.
Segundo o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida, a proposta privada surgiu após uma “janela de oportunidade” aberta pelo governo federal. “O que nos anima é que os estudos apontam viabilidade, o que atrai investidores”, afirmou. Ele também destacou que o modelo pode ser viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP).
O projeto da TIC Bahia prevê viagem de 35 minutos entre as duas cidades, com capacidade para até 85 mil passageiros por dia. A ferrovia teria 10 paradas, incluindo integração com o metrô e a nova rodoviária em Salvador, além de estações em Simões Filho, Candeias, Santo Amaro, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana.
De acordo com Osvaldo Ottan, diretor da empresa, o traçado adota padrões modernos, com geometrias amplas e suaves, superando limitações das ferrovias tradicionais brasileiras.
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