O desabamento de um conjunto com oito casas no bairro de Ouro Preto, em Olinda (PE), deixou duas pessoas mortas e pelo menos 12 feridas na manhã deste domingo (19). A tragédia aconteceu por volta das 7h15 e mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil, que ainda buscam por uma vítima desaparecida, identificada como Luzinete dos Santos Lima, de 69 anos, cadeirante e conhecida como “Lúcia”.
As vítimas fatais são Cláudio dos Anjos da Silva, de 40 anos, e José de Lima, de 67. José chegou a ser socorrido para o Hospital da Restauração (HR), no Recife, mas não resistiu aos ferimentos. Ele teve 90% do corpo queimado.
De acordo com o major Melquizedek Calado, do Corpo de Bombeiros, cinco pessoas feridas foram socorridas para UPAs e hospitais da Região Metropolitana do Recife (RMR). Outras foram resgatadas por moradores ou retiradas do pavimento superior das casas que colapsaram.
“A operação é complexa porque o local tinha muitas residências no mesmo espaço. Agora o foco é chegar até o ponto onde acreditamos que a vítima desaparecida possa estar”, explicou o major.
Possível explosão
Moradores relataram ter ouvido um forte barulho de explosão antes do desabamento. O secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos Albuquerque, afirmou que a hipótese de explosão está sendo investigada, mas ainda é prematuro confirmar as causas.
“Nosso foco agora é salvar vidas. As investigações sobre o motivo do colapso virão em seguida”, disse o secretário.
Cenas de desespero
O servidor público Ednei do Nascimento, morador da rua, contou que o estrondo foi tão forte que acordou assustado.
“Pensei que fosse aqui na frente da minha casa. Foi uma correria muito grande. Teve gente que entrou no terreno mesmo com as coisas ainda desabando”, relatou.
Situação das vítimas e investigações
Entre os feridos, uma pessoa sofreu queimaduras graves e foi encaminhada ao Hospital da Restauração. Outras apresentaram politraumas. Uma casa vizinha, de número 231, ficou comprometida e foi interditada. A Defesa Civil também investiga se havia construções irregulares no local.
Segundo nota do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, 33 bombeiros participam da operação, com nove viaturas e o apoio de cães farejadores. A área está isolada pela Polícia Militar, enquanto peritos do Instituto de Criminalística (IC) e agentes da Polícia Civil investigam as causas do desabamento.
“Após o encerramento das buscas e a liberação do imóvel pelas Defesas Civis Estadual e Municipal, será dada continuidade às perícias na estrutura”, informou a corporação.
Equipes do SAMU e da Neoenergia também estão no local prestando apoio à operação.
Com informações do Portal Folha de Pernambuco.
Mín. 20° Máx. 39°
Mín. 21° Máx. 26°
ChuvaMín. 19° Máx. 21°
Chuva