A Bahiafarma realiza, nesta sexta-feira (08/08), às 8h30, um importante colóquio para discutir os rumos do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (CEIS) no contexto da Nova Indústria Brasil (NIB) — política industrial lançada pelo Governo Federal em 2024, voltada à promoção da inovação, sustentabilidade e soberania produtiva. O evento acontecerá na sede da Fundação, em Simões Filho, e integra as ações do Planejamento Estratégico da Bahiafarma.
A abertura do colóquio contará com a presença da secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, do Planejamento, Cláudio Peixoto, da representante da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS), Fernanda de Negri, do diretor de Inovação da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Elias Ramos, e a diretora-presidente da Bahiafarma, Ceuci Nunes.
O evento reunirá especialistas e representantes do setor produtivo e científico para debater os desafios e potencialidades do CEIS, com ênfase no papel dos laboratórios farmacêuticos públicos no processo de reindustrialização brasileira. O objetivo é contribuir para a formulação de estratégias que fortaleçam a produção nacional de insumos estratégicos, incentivem a pesquisa e a inovação, reduzam a vulnerabilidade externa e ampliem a oferta de soluções tecnológicas para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Programação temática
A programação será dividida em duas mesas de debate. A primeira, intitulada “A Nova Política Industrial do Brasil e o Complexo Econômico-Industrial da Saúde”, abordará os impactos e oportunidades da NIB para o CEIS, com foco na reindustrialização, inovação tecnológica e sustentabilidade do SUS como vetor de desenvolvimento nacional. Serão discutidos temas como o CEIS como missão estratégica da NIB, a atuação do SUS como indutor da política industrial e os desafios regionais, com destaque para o papel dos laboratórios públicos no Nordeste.
A segunda mesa, “Os Desafios Produtivos e Tecnológicos e as Estratégias para o Fortalecimento do CEIS e o Papel da Regulação Sanitária”, discutirá entraves e caminhos para o avanço produtivo e tecnológico, com foco nas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs), inovação colaborativa e o papel da regulação sanitária como eixo estruturante.
Entre os expositores e debatedores confirmados estão Carlos Gadelha (Fiocruz/MS), Eduardo Jorge (SECTICS/MS), Thiago Mares Guia (Bionovis), Julieta Palmeira (FINEP), Paulo Henrique Almeida (SDE-BA) e o mediador Ailton Cardozo Júnior, procurador da PGE. A mesa contará ainda com exposição técnica de Elias Ramos, diretor de Inovação da FINEP.
As considerações finais ficarão a cargo de Gisélia Santana Souza, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahiafarma, e Luiz Henrique Gonzales, que trarão perspectivas para a consolidação das propostas debatidas ao longo do encontro.
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Parcialmente nublado