A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu nesta quarta-feira (6), cerca de 40 kg de ouro em barras transportados em um carro de luxo. A apreensão aconteceu na BR-230, na Transamazônica, em Altamira (PA). Avaliado em aproximadamente R$ 20 milhões, o carregamento representa a segunda maior apreensão do tipo nas estradas federais, ficando atrás apenas da interceptação ocorrida dois dias antes, em Roraima.
Segundo a PRF, o total apreendido nas duas ações supera R$ 80 milhões em valor de mercado. Em Altamira, o ouro era levado em um Mitsubishi Eclipse ocupado por dois adultos, um adolescente e uma criança. Os adultos foram encaminhados à Polícia Federal (PF), enquanto os menores foram entregues aos órgãos competentes.
Na segunda-feira (4), a PRF apreendeu 103 kg de ouro em Boa Vista (RR), ocultos em uma caminhonete. O material estava escondido no painel e em compartimentos da Hilux.
Ambas as ocorrências aconteceram na Amazônia Legal, região marcada por garimpos ilegais e exploração de terras indígenas. As operações reforçam o combate ao tráfico de minério e à atividade clandestina que degrada o meio ambiente.
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 16° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado