Quarta, 09 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana conferências

SEPROMI realiza conferências territoriais de Promoção da Igualdade Racial em Feira de Santana nesta segunda-feira (7)

Para a Secretária da SEPROMI, Ângela Guimarães, esses encontros são fundamentais para garantir a participação democrática da sociedade civil

07/07/2025 07h02
Por: Mayara Naylanne
Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

A cidade de Feira de Santana sedia nesta segunda-feira (7) uma importante etapa da IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial - CONEPIR.  Organizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais -SEPROMI, a conferência territorial reúne representantes da sociedade civil, movimentos sociais, poder público e lideranças regionais para debater políticas públicas voltadas à equidade racial. Na segunda (07), será a vez do Território Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, com a realização da Conferência em Feira de Santana, no Colégio Estadual de Tempo Integral, de 08h às 18h.

Em Itabuna, a Conferência Territorial do Litoral Sul foi realizada no Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica (CIEBTEC) e reuniu mais de 120 inscritos de 14 municípios. Durante o encontro, foram eleitos 12 delegados — seis representantes da sociedade civil e três do poder público.

No dia seguinte, Cachoeira sediou a Conferência no Auditório do CAHL/UFRB, com a participação de cerca de 150 pessoas de 14 municípios, entre gestores públicos, lideranças comunitárias e representantes da sociedade civil. As propostas discutidas também culminaram na eleição dos delegados que representarão a região na etapa estadual.

Para a Secretária da SEPROMI, Ângela Guimarães, esses encontros são fundamentais para garantir a participação democrática da sociedade civil, fortalecer o diálogo entre movimentos sociais e poder público, e construir políticas públicas efetivas que enfrentam o racismo estrutural.

A programação de ambos os encontros incluiu apresentações culturais, leitura do regimento e a divisão dos participantes em grupos de trabalho para discutir propostas nos eixos temáticos de democracia, justiça racial e reparação, com objetivo de garantir a representatividade de cada território no processo decisório.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.