De Feira de Santana para o mundo. Essa é a trajetória de Jonatas Santos, jogador de futebol de 23 anos que hoje defende a seleção dos Emirados Árabes Unidos. Natural do bairro Santo Antônio dos Prazeres, Jonathan iniciou sua trajetória ainda criança, jogando nas ruas e campos do distrito de Jaíba, onde voltou neste sábado (5) para reencontrar amigos e promover um jogo beneficente.
Durante entrevista ao programa Levante a Voz, ele relembrou sua trajetória. “Comecei muito novo aqui em Jaíba. Fiz um teste na FSA, depois fui para o Fluminense e, de lá, fui vendido para os Emirados. Foi uma adaptação difícil, outra cultura, mas me dediquei e, após cinco anos, consegui o passaporte e fui convocado para a seleção. Um sonho realizado”, contou o atleta.
Mesmo em período de férias, Jonatas fez questão de reunir a comunidade para um evento solidário. “Poderia estar descansando, mas quero retribuir tudo o que vivi aqui. Esse jogo é pra ajudar pessoas mais humildes. Quando era mais novo, tive inspirações, e agora quero ser essa referência para os meninos que estão começando”, afirmou.
Na última temporada, o jogador defendeu o Al-Orooba por empréstimo, disputou a Champions League asiática e, em seguida, retornou ao clube Al Ain, com o qual disputou o Mundial de Clubes nos Estados Unidos. “A temporada foi intensa. Estamos em um calendário diferente do Brasil, então agora estou de férias aqui com a rapaziada”, explicou.
A convocação para a seleção dos Emirados foi um marco em sua carreira. “Todo jogador sonha em jogar numa seleção. A oportunidade surgiu quando me naturalizei. É uma emoção que não dá pra explicar, uma sensação gratificante demais”, disse.
Leia também: Jogador Jonatas reúne amigos e ex-companheiros em jogo beneficente durante férias no Brasil
Com os pés no presente e os olhos no futuro, Jonathan também falou sobre seus planos após encerrar a carreira nos gramados. “A vida de jogador é curta. Quero investir bem, abrir uma escolinha, construir patrimônio e manter meu padrão de vida. Estou focado nisso”, concluiu.
Ao final da entrevista, ele ainda fez questão de destacar a presença de ídolos locais que o inspiraram e que hoje o acompanham como amigos, como Josan e Dedéu.
Com informações; Onildo Rodrigues
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 16° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 23°
Chuvas esparsas