Durante os festejos juninos de 2025, o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, registrou um aumento de 32% nos atendimentos de vítimas de acidentes relacionados ao trânsito, em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento da unidade considerou os atendimentos realizados entre os dias 19 e 24 de junho.
Neste ano, foram contabilizados 93 atendimentos por acidentes com veículos — em 2024, esse número foi de aproximadamente 70 ocorrências. Das situações registradas, 75 envolveram motocicletas, 12 foram atropelamentos e 6 acidentes automobilísticos. O balanço também apontou um aumento expressivo nos casos de agressões físicas, muitas delas provocadas por brigas em municípios vizinhos.
Além da alta nos atendimentos por traumas, o hospital atendeu dois casos de queimaduras durante o período junino. Vale lembrar que o HGCA não é unidade de referência para queimados, realizando apenas o primeiro atendimento e, quando necessário, transferindo os pacientes para hospitais especializados como o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) ou o, Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.
A diretora-geral do HGCA, que esteve de plantão durante todo o período do São João, acompanhando de perto o funcionamento da unidade, reforçou a importância do planejamento para garantir a assistência à população mesmo diante do aumento da demanda.
“O Clériston Andrade é o maior hospital do interior da Bahia e está em um ponto de ligação entre diversas regiões. Com o aumento no fluxo de pessoas nas estradas e nas cidades durante os festejos, era esperado que houvesse maior número de ocorrências, e infelizmente isso se confirmou. Tivemos muitos casos envolvendo motociclistas e também agressões físicas. Por isso, reforçamos o pedido de que haja mais fiscalização e ações preventivas, para que os festejos continuem sendo uma celebração e não terminem em tragédia. Quero também agradecer à Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que esteve presente e nos deu todo o suporte necessário durante esse período,” declarou a diretora-geral Cristiana França.
A direção também destacou o empenho de toda a equipe do HGCA, que se manteve mobilizada em regime de plantão, garantindo atendimento humanizado e resolutivo para a população de Feira de Santana e região.
Fonte Ascom
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres
Atualização Vacinal Dia D de Multivacinação acontece neste sábado (18) 
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsas