Atenção, pais e responsáveis! Neste sábado (18), a Secretaria Municipal de Saúde realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação em Feira de Santana. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, garantindo a proteção contra várias doenças.
A mobilização vai acontecer em 25 unidades de saúde da rede municipal, incluindo as dos distritos, além de um ponto especial no Shopping Avenida, na avenida Noide Cerqueira.
As unidades funcionarão das 7h às 13h, e o ponto do shopping das 10h às 20h.
Segundo Vanessa Cajuí, referência técnica em Imunização do município, todas as salas estão abastecidas com as vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
“A vacinação é a melhor forma de prevenir doenças. Queremos que a população aproveite o sábado para colocar a caderneta em dia e garantir a proteção individual e coletiva”, destacou.
Entre os focos da campanha deste ano está o resgate de adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não tomaram a vacina contra o HPV. Outro destaque é a imunização contra o sarampo, que exige duas doses para pessoas de 12 meses a 29 anos e uma dose para o público de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde também precisam estar com as duas doses em dia.
Vanessa lembrou ainda que a vacina contra a Covid-19 continua disponível, especialmente para idosos, gestantes e profissionais de saúde.
“Infelizmente, a procura diminuiu, mas a vacina é essencial para evitar casos graves da doença.”
Atualmente, o Programa Municipal de Imunização oferece mais de 40 tipos de vacinas gratuitas, que protegem contra doenças como tétano, hepatite, gripe, coqueluche, meningite, febre amarela e difteria.
“Temos uma das maiores redes de imunização do mundo, com vacinas seguras e eficazes. O que falta é a população procurar os serviços”, completou Vanessa.
A Campanha Nacional de Multivacinação segue até 31 de outubro. Para receber as doses, é preciso levar documento de identificação e cartão de vacinação.
Horários de funcionamento das unidades de saúde (segunda a sexta-feira):
Distritos: das 7h às 16h
USF (Unidades de Saúde da Família): até 16h
Equipes de Atenção Primária (antigas UBS): até 18h
Unidades com programa Saúde na Hora: até 21h
Mín. 18° Máx. 31°
Mín. 18° Máx. 33°
Parcialmente nubladoMín. 18° Máx. 32°
Tempo limpo