Sábado, 14 de Junho de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Transplante de orgão

Saiba o motivo da suspensão temporária de transplantes renais em Feira

O coordenador reforçou o apelo à população para que se informe e manifeste o desejo de doar

09/06/2025 10h02 Atualizada há 5 dias
Por: Mayara Naylanne
Foto: Lineia Fernandes
Foto: Lineia Fernandes

O serviço de transplante renal realizado na Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, foi temporariamente suspenso nas últimas semanas. A pausa, segundo o coordenador do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, Dr. Heraldo Salustiano de Moura, foi necessária para adequações técnicas e burocráticas, relacionadas à entrada de uma nova equipe médica.

Em entrevista ao programa Levante a Voz, na Sociedade News FM, Dr. Heraldo esclareceu que a suspensão foi motivada pela substituição da equipe de transplante, que agora aguarda a finalização do processo de credenciamento junto ao Ministério da Saúde. “Todo serviço de transplante precisa estar devidamente habilitado, com hospital e equipe técnica credenciados. Com a saída da equipe anterior, foi necessário submeter a nova formação à aprovação federal, o que é um trâmite obrigatório”, explicou.

O coordenador informou ainda que o serviço deve ser retomado em breve. “Essa situação já está equacionada. Tivemos reuniões com a direção da Santa Casa e com os novos profissionais envolvidos. Acreditamos que ainda neste mês o serviço será retomado, assim que for publicada a portaria do Ministério da Saúde”, afirmou.

Apesar da interrupção temporária dos transplantes, Dr. Heraldo garantiu que os pacientes que estavam na fila de espera não ficaram desassistidos. “Durante esse período, os pacientes em condições de realizar o procedimento foram encaminhados para outros centros transplantadores, para não haver prejuízo clínico”, disse. Ele também destacou que o acompanhamento no pré e pós-transplante foi mantido normalmente em Feira de Santana.
Feira de Santana é referência em doação de órgãos

A cidade, que lidera o número de doações no estado da Bahia, tem sido uma referência no trabalho de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. “Esse destaque se deve ao trabalho integrado entre as equipes de saúde e o entendimento da população sobre a importância de salvar vidas através da doação”, afirmou Dr. Heraldo.
Bahia amplia capacidade de transplantes e interioriza atendimentos

Durante a entrevista, o coordenador detalhou os avanços do Estado na área de transplantes. A Bahia realiza hoje transplantes de coração, fígado, rim, medula óssea, córnea, ossos e pele, e está em fase de estruturação para realizar transplantes de pulmão. A estratégia do governo estadual também inclui a interiorização dos procedimentos, com ampliação da oferta em cidades como Vitória da Conquista, Itabuna e Juazeiro.

“Nosso objetivo é descentralizar o atendimento, oferecendo serviços de transplante não só na capital, mas em regiões estratégicas do interior. Feira de Santana, por exemplo, já realiza transplante renal e de córnea. Vitória da Conquista está prestes a iniciar o primeiro transplante hepático no interior do estado”, destacou.

Sistema nacional e distribuição de órgãos

Dr. Heraldo também explicou como funciona a distribuição de órgãos no Brasil. “A prioridade é que os órgãos doados no estado sejam utilizados para pacientes baianos. Caso não haja compatibilidade, os órgãos são encaminhados ao Sistema Nacional de Transplantes, que identifica receptores compatíveis em outros estados, considerando sempre a logística e o tempo viável para o transplante”, explicou.

Conscientização salva vidas

Por fim, o coordenador reforçou o apelo à população para que se informe e manifeste o desejo de doar. “O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo, mas ele só funciona com a solidariedade da população. Converse com sua família, diga que você é doador. Essa atitude pode salvar muitas vidas”, concluiu.

Com informações: Luiz Santos

Por: Mayara Naillanne

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.