Terça, 17 de Junho de 2025
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

Segundo vereador é cassado em menos de uma semana em Antônio Cardoso

A cassação se deu por fraude na cota de gênero

16/05/2025 07h56 Atualizada há 1 mês
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Por Hely Beltrão

O vereador José Antônio da Silva Medeiros (PSB), do município de Antônio Cardoso, localizado a 32 km de Feira de Santana teve seu mandato cassado por decisão da Justiça. A juíza Carísia Sancho Teixeira, da 143ª Zona Eleitoral de Santo Estevão, acatou os argumento da AIJE (Ação de Investigação Eleitoral) proposta pelo PDT, que pedia a inelegibilidade da candidata Patrícia Cézar da Fonseca Rodriguez, mais conhecida como Patrícia Veterinária e cassação dos mandatos dos vereadores eleitos pelo PSB, por fraude na cota de gênero.

A defesa da acusada argumentou ter feito vídeos da campanha e distribuído santinhos no período eleitoral, porém, os argumentos não foram acatados pela magistrada, pois segundo ela, os vídeos foram feitos no local onde ocorria a convenção do partido, não caracterizando a promoção de sua candidatura. Ainda segundo a juíza, não há registro de postagens nas redes sociais ou declaração de gastos com os santinhos, o que evidenciaria a fraude, sentenciando Patrícia a inelegibilidade por 8 anos.

Já o vereador José Antônio da Silva Medeiros, teve o mandato cassado por ter sido beneficiado diretamente com a fraude. Também foi determinada em sentença a anulação dos votos recebidos pelos acusados e recontagem.

Este é o segundo caso de cassação ocorrido no município de Antônio Cardoso em menos de uma semana. Na segunda (12), a vereadora Cecília Silva Conceição (PSDB), mais conhecida como Cecília do Oleiro, teve o seu mandato cassado através de ação também ajuízada pelo PDT, por abuso de poder econômico, ou seja, foi acusada de se valer do cargo de técnica de enfermagem no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), para conseguir atestados médicos falsos, a fim de comprar votos nas eleições de 2024.

Convém ressaltar que nos três casos, ainda cabe recurso.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
José Carlos dos SantosHá 1 mês Feira de SantanaEm Santo Estevam a Justiça Eleitoral trabalha e atua diferentemente de Feira de Santana.
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.