Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

Vereadora é cassada e tornada inelegível acusada de comprar votos com atestados médicos falsos

O caso aconteceu em Antônio Cardoso e vereadora ainda pode recorrer da decisão

12/05/2025 09h57 Atualizada há 2 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reprodução
Reprodução

Por Hely Beltrão

A vereadora Cecília Silva Conceição (PSDB), mais conhecida como Cecília do Oleiro no município de Antônio Cardoso/BA, foi condenada pela Justiça Eleitoral à perda do mandato e inelegibilidade por 8 anos, sob a acusação de abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio, ou seja, compra de votos.

De acordo com a sentença proferida pela magistrada Carísia Sancho Teixeira, da 143ª Zona Eleitoral localizada no município de Santo Estevão/BA em ação ajuízada pelo PDT, Cecília é acusada de se valer do cargo de técnica de enfermagem no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA), para conseguir atestados médicos falsos, a fim de comprar votos nas eleições de 2024.

A defesa da acusada tentou invalidar as provas juntadas aos autos pela acusação, alegando que estas não tinham sido periciadas e que as testemunhas ouvidas tinham interesse direto no desfecho do caso. A juíza não acolheu os argumentos da defesa, afirmando que não haveria necessidade de perícia, uma vez que as conversas de whatsapp e outras provas foram colhidas dentro do Tribunal, impossibilitando a fraude e reforçou a robustez de todo o material apresentado.

Com isso, Cecília foi condenada a perda do mandato e está inelegível por 8 anos, porém, como a decisão foi proferida na primeira instância, a defesa ainda pode recorrer. A vereadora foi a quinta mais votada do município em 2024, com 488 votos.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.