Por Luiz Santos e Mayara Naylanne
Na tarde da quarta (26), foi realizada uma sessão especial para debater a poluição do Rio Jacuípe, um dos principais mananciais da região. A iniciativa parte do vereador Jurandy Carvalho (PSDB), autor do requerimento para a sessão, e conta com a presença de diversas autoridades, especialistas e representantes de órgãos ambientais.
Leia também: Sessão especial na Câmara discutirá poluição no Rio Jacuípe
Vereador Jurandir Carvalho alerta para a grave situação do Rio Jacuípe
Entre os parlamentares confirmados estão os vereadores Jorge Oliveira (PRD), Ismael Lirbeiro (PL) e Eli Ribeiro (Republicanos), além do professor e ambientalista João Dias, que destaca sua preocupação com as questões ambientais. Também participa da sessão a secretária de Meio Ambiente de Feira de Santana,Jaciara Moreira da Costa.
A sessão conta ainda com a presença de representantes de importantes entidades, como a Embasa, que há anos não comparecia para dialogar sobre o tema, além do Conselho de Gestão da APA, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (SUDEC) e da Secretaria de Serviços Públicos (SESP) representada pelo secretário Justiniano do França.
O vereador Jurandy Carvalho, destacou a importância do evento e reforçou a urgência de medidas para a preservação do rio. "Estamos na Câmara de Vereadores de Feira de Santana para esta sessão especial. Convidamos diversos órgãos para discutir a poluição do Rio Jacuípe e a situação da APA de Pedra do Cavalo. O Rio Jacuípe é um dos principais afluentes do Lago de Pedra do Cavalo e impacta diretamente a vida de cerca de sete milhões de baianos. Se não tomarmos providências, em sete a dez anos essa água pode se tornar imprópria para o consumo humano", alertou.
Durante sua fala, o vereador também cobrou providências das autoridades e denunciou irregularidades na concessão de licenças ambientais. "Vamos pedir providências ao Ministério Público e à Polícia Federal. Temos casos de casas construídas sobre nascentes, licenciadas de maneira irregular, com financiamento da Caixa Econômica. Precisamos responsabilizar quem emite essas licenças e garantir que a legislação ambiental seja respeitada", afirmou.
Os vereadores e participantes pretendem pressionar o Ministério Público e demais órgãos competentes para uma fiscalização mais rigorosa, especialmente no que diz respeito ao licenciamento ambiental. Um dos pontos abordados será a construção irregular de residências em áreas de nascentes, com financiamento aprovado pela Caixa Econômica Federal. O caso poderá ser levado à Polícia Federal para investigação e responsabilização dos envolvidos.
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 27°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas