A Câmara Municipal realizará, nesta quarta-feira (26), uma sessão especial para discutir a poluição no Rio Jacuípe. A iniciativa é de autoria do vereador Jurandir Carvalho, que ressaltou a importância do debate para buscar soluções para a preservação do rio.
"Estou convidando todos os órgãos ambientais para uma grande discussão sobre a poluição no Rio Jacuípe. Convidamos o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Inema, a Marinha, a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia - CERB e todas as secretarias ambientais para participarem desse debate. Sete milhões de baianos dependem da água do Rio Jacuípe, e é fundamental preservar esse manancial, que é de suma importância para o povo baiano", afirmou o vereador.
A Embasa já confirmou presença na sessão e fará uma explanação sobre o impacto da poluição no rio e as medidas que podem ser adotadas.
Segundo o vereador, uma das principais questões a serem debatidas é o esgotamento sanitário e a implementação de barreiras para conter o lixo e a matéria orgânica que chegam ao rio.
"O problema do esgotamento sanitário e da contenção do lixo exige um alto investimento, com recursos significativos. É necessário um esforço conjunto entre os governos municipal, estadual e federal para que soluções sejam adotadas de forma urgente. Apesar de a água ser tratada, a qualidade ainda não é ideal, o que causa transtornos à população ribeirinha e aos pescadores", destacou.
A expectativa é que a sessão especial resulte em encaminhamentos concretos para a melhoria da qualidade da água e a preservação do Rio Jacuípe.
Com informações: Luiz Santos
Por:Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 28°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas