Sábado, 06 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Rio Jacuípe

Vereador Jurandir Carvalho alerta para a grave situação do Rio Jacuípe

Sessão especial discute degradação ambiental, impactos na pesca e responsabilidade da Embasa

25/02/2025 14h58
Por: Mayara Naylanne

O vereador Jurandir Carvalho (PL) realizou uma sessão especial para discutir a atual situação do Rio Jacuípe. Em entrevista, ele classificou o cenário como "lamentável" e destacou os desafios enfrentados, especialmente pelos pescadores que não conseguem mais exercer suas atividades na região da ponte devido ao alto nível de matéria orgânica presente na água.

Jurandir relatou que estudos apontam a existência de dez riachos que despejam resíduos no Riacho do Feira 10, impactando diretamente o Rio Jacuípe. Ele alertou para a degradação do ecossistema, mencionando que cerca de 30 espécies de peixes já desapareceram da região. Além disso, expressou preocupação com o saneamento básico e a contaminação da água consumida por milhões de baianos. Segundo ele, aproximadamente 7 milhões de pessoas, incluindo metade da população de Salvador, dependem da água proveniente da Barragem de Pedra do Cavalo.

O vereador também mencionou denúncias sobre uma fábrica em Riachão do Jacuípe que retira água limpa do rio e a devolve poluída, além do despejo irregular de lixo e resíduos de cemitérios nas margens do rio. Diante desse cenário, ele informou que está acionando o Ministério Público e buscando apoio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados, através do deputado José de Arimatéia, para uma mobilização estadual em defesa do rio e do Lago de Pedra do Cavalo.

Em relação à Embasa, Jurandir afirmou que a empresa, junto com a Cerb e o Inema, foi convidada para a audiência, mas não compareceu. No entanto, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal está convocando a Embasa para prestar esclarecimentos. O vereador ressaltou que, conforme o contrato firmado entre a empresa e a Prefeitura, há uma cláusula que prevê a limpeza dos riachos até o Rio Jacuípe, o que não estaria sendo cumprido. Ele reforçou que cobrará providências para que a empresa assuma sua responsabilidade na preservação dos recursos hídricos que abastecem milhões de baianos.

Com informações: Luiz Santos 

Por: Mayara Nailanne

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.