Quarta, 23 de Abril de 2025
(75) 99168-0053
Bahia SSP/BA

PM, Bombeiros e Polícia Civil da Bahia terão novos comandantes; Saiba os nomes

Bahia

24/03/2025 10h54 Atualizada há 4 semanas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA
Fotos: Wuiga Rubini/GOVBA

Fonte: A Tarde

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve anunciar as trocas nas chefias das forças de segurança nesta semana. Informações indicam que o martelo já está batido sobre quem vai assumir cada posto e as alterações já teriam passado pelo aval do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.

Relembre: Em evento, governador ressalta investimentos na agricultura familiar e garante que não haverá mudança na SSP

O coronel Paulo Coutinho deixará o comando-geral da Polícia Militar depois de quatro anos. Quem deve assumir o seu lugar é o coronel Antonio Carlos Silva Magalhães, que lidera o Comando do Policiamento da Região Metropolitana de Salvador. Magalhães ingressou na PM em 1991 como soldado, é Bacharel em Direito e em Ciências Contábeis, além de mestre em Pla­nejamento Territorial.

Coronel Magalhães ingressou na PM como soldado em 1991. | Foto: Divulgação / PMBA

Fontes ouvidas pela reportagem apontam que a escolha por Magalhães se deu por conta de seu currículo, respeito e desempenho nas funções exercidas na corporação. “Ele sempre foi o 01 em tudo que fez dentro da PM”.

Para o subcomando da PM há dúvidas sobre dois nomes. O coronel Sandro Crispim Ferreira Lopes, comandante de Policiamento da Região do Recôncavo, é o favorito para assumir o posto, mas André Carvalho, diretor do Departamento de Comunicação Social (DCS), corre por fora pela vaga. Um deles será o escolhido para entrar no lugar de Nilton Cézar Machado Espíndola, que chegou a ser cotado para o comando da PM.

A chefia do Corpo de Bombeiros também será alterada. Desde de 2021 no comando-geral, o coronel Adson Marquesini dará lugar ao coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, comandante da Regional da Capital e Região Metropolitana de Salvador. O subcomandante Jorge Eduardo Piauhy de Araújo será substituído pelo coronel Lanusse Araújo Andrade, atual comandante de Segurança Contra Incêndio.

Relembre: “Muitas ocorrências de abuso de bebida alcoólica”, diz comandante do Corpo de Bombeiros, sobre atuação da corporação nos primeiros dias de festa

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, será mais uma baixa na cúpula da SSP. Primeira mulher a assumir o posto na Bahia, ela foi nomeada para a função em dezembro de 2020, quando o então governador Rui Costa (PT) promoveu a última mudança nos principais cargos da SSP no estado. André Viana, que comanda a Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste), deve ser o escolhido para chefiar a corporação.

André Viana - Foto: Reprodução - PA4.COM.BR

Por fim, a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Ana Cecília Bandeira, também deve deixar o cargo. O chefe de gabinete, Osvaldo Silva, e o diretor do interior, Rogério Serafim, despontam como favoritos. Ana Cecília foi a primeira mulher a assumir a chefia do Departamento em 26 anos de criação. Ela foi levada ao posto pelo governador Jerônimo Rodrigues, em março de 2023.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.