A tradicional Mudança do Garcia, um dos eventos mais simbólicos do Carnaval de Salvador, reuniu foliões, artistas e moradores na manhã desta segunda-feira (03). Além do cortejo irreverente e do caráter político que marcam o desfile, outro costume se mantém vivo: os encontros festivos dentro das casas do bairro, onde a feijoada é presença garantida.
A Mudança do Garcia segue como um dos eventos mais marcantes da folia baiana, combinando protesto, tradição e celebração.
Leia também: Mudança do Garcia: O Carnaval de protesto que resiste na Bahia
Na residência do anfitrião ,Alex Ninuy amigos e convidados se reuniram para uma refeição típica antes de seguir o percurso até o Circuito Campo Grande. A tradição, segundo ele, se consolidou ao longo dos anos. "O movimento da Mudança do Garcia sempre teve esse espírito de confraternização. Aqui no bairro, toda casa que você entrar hoje tem um prato de feijão para oferecer. É uma forma de reunir as pessoas e garantir energia para a folia", afirmou.
Alex Ninuy também contou que o preparo do prato começou na véspera, garantindo que estivesse pronto logo cedo para os foliões. Enquanto a feijoada era servida, a animação tomava conta do ambiente.
Além do clima festivo, Ninuy destacou a importância do evento como manifestação política. " A Mudança do Garcia vai além da festa. É um momento de protesto, no qual as pessoas expressam suas reivindicações sobre temas como saúde e educação. Mas também é tempo de celebrar e viver o Carnaval intensamente ", disse.
Mais detalhes e registros do evento podem ser acessados no portal conectadonews.com.br.
Reportagem: Reginaldo Júnior
Por: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas