Sábado, 06 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Legislatura 2025

Após denúncias de compra de votos, Marcos Lima é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Feira

Feira de Santana

01/01/2025 19h48 Atualizada há 8 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Luiz Santos
Luiz Santos

Por Luiz Santos e Hely Beltrão

Em meio a denúncias veiculadas pelo Jornal A Tarde e a notícia veiculada pelo Conectado News de uma ação impetrada pelo advogado Hercules Oliveira por suposta compra de votos, o vereador Marcos Lima (UB), foi eleito presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana. A votação ocorreu em chapa única, na tarde desta quarta (1), durante a posse do prefeito José Ronaldo de Carvalho (UB) e dos 21 vereadores.

Mais: “Quem está espalhando essa notícia vai responder judicialmente“, afirma vereador citado em escândalo de compra de votos para a eleição da presidência da Câmara de Feira

Jorge Oliveira desiste de disputar a presidência da Câmara e apoia Marcos Lima,

Todos, inclusive a oposição, votaram a favor de Marcos Lima, com exceção do vereador Lulinha (UB), após, segundo ele, Lima ter sido descumprido um acordo onde ele assumiria a função de 1º vice presidente, cargo dado ao vereador Pedro Américo (Cidadania). Confira abaixo os nomes que comporão a mesa diretiva do Legislativo feirense para os próximos dois anos:

Presidente da Câmara – Marcos Lima
1º Vice-presidente – Pedro Américo
2º vice-presidente – Marcos Carvalhal
3º vice-presidente – Ron do Povo
1º secretário – Lu de Ronny
2º secretário – Ismael Santana
3º secretário – Edvaldo Lima
Corregedor – Galeguinho SPA

Ao Conectado News, o vereador Marcos Lima afirmou que sua gestão será pautada no diálogo, fator ao qual atribuiu a sua vitória.

"Atribuo ao diálogo que tivemos com todos os vereadores, conseguimos reunir um grupo, conversamos com a oposição e edis da outra chapa, onde chegaram a um consenso de que uma chapa única seria a melhor opção, por isso, nosso nome foi escolhido, estou muito feliz, é uma responsabilidade muito grande, vamos trabalhar para respeitar a todos e trazer o desenvolvimento para Feira de Santana".

Sobre o voto contrário de Lulinha, Lima disse que não será problema.

"O vereador Lulinha estará sim do nosso lado, não tenho dificuldade alguma com isso, ele gostaria de fazer parte da chapa da mesa, indicamos o nome dele, mas, desde o começo disse que quem escolheu não fui eu, mas os outros vereadores, que reunidos escolheram o nome de Pedro Américo (UB), não poderia ser contra, pois essa foi a nossa metodologia desde o começo, participação". 

A respeito da acusação de compra de votos, o presidente afirmou que se trata de uma armação.

"Isso não existe, estou tranquilo, penso que no momento certo mostraremos para a sociedade que isso foi uma armação, não há materialidade, com o tempo verificaremos e responderemos o que for necessário". 

 Apoio de Jorge Oliveira

"Já tínhamos conversado desde o começo, tempos depois é que seu nome foi lançado, o primeiro foi o Pastor Valdemir (PP). Quando Jorge entendeu que poderia dar o nome, se interessou. 

Apoio do prefeito José Ronaldo

"Todas as vezes em que me dirigi a ele, nunca colocou dificuldade, assim como outros vereadores".

Indicação para cargos na Câmara

"Com exceção da Ascom (Assessoria de Comunicação), onde o indicado é o radialista Juarez Fernandes, não há nomes para outros cargos, teremos paciência, o duodécimo no primeiro mês não vem completo, não faremos  várias nomeações de forma rápida, será feito um levantamento, porque queremos economizar para terminar o prédio anexo".

Acesso às contas da Câmara

"As contas anteriores da Câmara não me dizem respeito, a partir de agora é que serei responsável, caso tenha algum problema ou não, não corresponde ao nosso mandato".

Galeguinho SPA , Corregedor

Em entrevista, Galeguinho afirmou que foi escolhido mais uma vez para o cargo devido ao seu tom conciliador.

Vereador Galeguinho SPA - Foto: Luiz Santos

"É uma função na qual tenho experiência, já a exerci por dois anos, os vereadores conhecem o meu perfil conciliador, que consegue agregar, decidiu novamente indicar essa função para mim. Atuarei de forma firme, sabemos que alguns vereadores tem um temperamento elevado e é necessário podar isso. Creio que será uma gestão menos trabalhosa em comparação a anterior, pois tivemos vários vereadores de perfil agressivo, que precisam entender que aqui estamos representando milhares de pessoas do município de Feira de Santana. Antes de mais nada é necessário que os vereadores entendam que isso aqui não é a casa deles, mas do povo, temos de passar a credibilidade e confiança".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.