Terça, 26 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Concurso Público

Candidatos denunciam ilegalidades no concurso público da Prefeitura de Feira

Feira de Santana

24/12/2024 10h50 Atualizada há 8 meses
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Por Hely Beltrão

Candidatos que prestaram o concurso público para a Prefeitura de Feira procuraram o Conectado News, para relatar irregularidades no certame. De acordo com o candidato Julio Nonato, que concorreu à vaga de pedagogia, a IBFC, banca responsável pela aplicação das provas, tem descumprido itens do edital e prejudicando as pessoas.

"Sou morador de Feira de Santana, candidato à vaga de pedagogia no concurso, o edital informa que para ampla concorrência seriam corrigidas 225 redações na ampla, 60 para afrodescedentes, 90 para alunos oriundos de escola pública e 15 PCD (Pessoa com Deficiência), totalizando 390 redações corrigidas, o que não aconteceu. A IBFC corrigiu apenas 247 redações, não obedecendo o que estava previsto no edital, ou seja, cotistas que tiveram notas acima do corte da ampla, tiveram suas redações corrigidas nas cotas, ou seja, não podem concorrer pelo sistema de cotas, sendo jogados diretamente na ampla concorrência, quando isso acontece, vagas devem ser abertas para outros candidatos cotistas, o que não aconteceu".

"A banca está cometendo ilegalidades"

"As mesmas pessoas que tiveram a nota corrigida na ampla concorrência são as que tiveram a nota corrigida  pelo sistema de cotas, isso é ilegal, porque a partir do momento que o candidato cotista faz uma nota alta de ampla concorrência, automaticamente ele sai das cotas e concorre somente na ampla, a IBFC não fez isso, corrigiu a redação do candidato na ampla concorrência, depois continuou corrigindo o mesmo candidato nas cotas, dessa forma, não há a possibilidade do candidato que vir na sequência ter a redação corrigida, porque o instituto repetiu os nomes na lista, isso é ilegal". 

Movimentações

"No momento, estou trabalhando com denúncias nas redes sociais, imprensa, comunicando a IBFC, Ministério Público da Bahia (MPBA), Prefeitura de Feira. Todos os prejudicados enviaram mensagem para esses canais, estamos tentando agendar com o MPBA uma reunião presencial, mas até o momento sem sucesso, outros candidatos estão judicializando".

Acionamos a IBFC e a Prefeitura de Feira e aguardamos um posicionamento a respeito das alegações do candidato.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Amanda Há 8 meses Feira de Santana Lei é para ser respeitada! Absurdo o que está acontecendo
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.