O Natal no Dispensário Santana, em Feira de Santana, começa muito antes de dezembro. Em plena ação há mais de dez dias, a Irmã Rosa, cheia de gratidão, relata o entusiasmo que acompanha a missão de confeccionar panetones para a época natalina. “Graças a Deus, estamos em ação, com essa bênção maravilhosa que nos acompanha,” conta, com o olhar iluminado pela fé. A meta é ousada: produzir sessenta mil panetones para este Natal. "Deus vai me ajudar," confia.
Esse projeto vai muito além da produção de doces; trata-se de um verdadeiro "oxigênio" para o Dispensário, uma vez que os recursos arrecadados ajudam a custear o 13º salário dos funcionários, as férias e as despesas fixas da instituição. “Essa oscilação de receita ao longo do ano não nos dá segurança. É nesse período que o carinho do povo de Feira de Santana nos abraça,” explica Irmã Rosa, reconhecendo o apoio dos moradores que compram panetones em pequenas quantidades e dos comerciantes que adquirem caixas para revenda.
Atualmente, os panetones já podem ser encontrados em supermercados, padarias e diretamente no Dispensário Santana. O apoio dos comerciantes é essencial, e Irmã Rosa agradece especialmente aqueles que adquirem os panetones em grandes quantidades para ajudar o Dispensário a continuar sua missão.
Além do trabalho com os panetones, o Dispensário cuida de idosos em situação de vulnerabilidade, sendo um espaço onde trinta idosos recebem assistência. No momento, abrigam vinte e seis, pois a instituição está em reforma para ampliar a capacidade de acolhimento. Todas as segundas-feiras à tarde, há atividades para idosos externos, com artesanato, música e dança, proporcionando uma tarde de lazer e carinho.
Para a Irmã Rosa, o Dispensário Santana é um “patrimônio afetivo e efetivo” dos feirenses, sendo mantido pela generosidade do povo e pela providência divina. “Essa mão de Deus toma corpo em cada pessoa que abre o coração para ajudar. E vocês, ao divulgarem essa reportagem, também se tornam parte dessa bênção de Deus para esta casa.”
Irmã Rosa finaliza dizendo que o panetone está uma delícia, já recebi vários telefonemas elogiando a qualidade. A gente fica feliz.” Um abraço carinhoso sela a entrevista, com a promessa de que a missão do Dispensário e a dedicação da Irmã Rosa continuem a aquecer os corações de Feira de Santana neste e em muitos outros Natais.
Reportagem Emanuelle Pilger
Texto: Mayara Nailanne
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado