Em meio às comemorações do Feiraguay, um dos polos comerciais mais importantes de Feira de Santana, Sandro Santana, presidente do orgão, abriu o coração e compartilhou o impacto do local em sua vida. Para ele, o Feiraguay representa “tudo”.
“Sou comerciante, pai da Sofia e do Arthur, que estão comigo hoje, e tenho 42 anos. Cheguei ao Feiraguay aos 15 anos. Posso dizer que foi o grande laboratório de empreendedores de Feira de Santana. Foi ali que comecei a trabalhar com meu tio, depois iniciei meu próprio negócio, registrei meu primeiro CNPJ e admiti meus primeiros funcionários”, contou Sandro.
Ele lembra que enfrentou as dificuldades comuns a todo empresário, mas que o aprendizado adquirido no Feiraguay foi essencial para sua trajetória. “O Feiraguay me criou e me entregou preparado para Feira de Santana”, afirmou.
Sandro também compartilhou como começou: vendendo vale-transporte nos pontos de Ligerinho. Depois, foi trabalhar com o pai no Feiraguay, que já funcionava na Praça Presidente Médici há dois anos. Sobre a juventude que sonha em empreender, ele deixa uma mensagem de inspiração:
“Acima de tudo, acredite nos seus sonhos, seja perseverante e se conecte a pessoas boas. Faça do seu ambiente o seu maior degrau. Respeite quem tem mais experiência e, com essas atitudes, você certamente vai conquistar o seu lugar ao sol”, aconselhou.
Além da importância pessoal, Sandro destacou o papel do Feiraguay no desenvolvimento da zona comercial da cidade. “Quando começou, a Praça Presidente Médici era cheia de amendoeiras e oficinas mecânicas. Aos poucos, os boxes foram surgindo, mostrando que abrir lojas e estacionamentos ali era mais lucrativo. Hoje, são mais de 180 lojas, cinco galerias com 140 boxes e 640 boxes no Feiraguay. É a área comercial mais completa, interessante e visitada da cidade”, explicou.
O empresário também enfatizou a formalização do comércio local, um processo apoiado pelo SEBRAE e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Feira de Santana.
Outro destaque recente é o documentário sobre o Feiraguay, idealizado pelo professor universitário Francisco, com recursos da Lei Paulo Gustavo. “Ele entendeu que o Feiraguay seria a matéria-prima perfeita para o projeto. O compromisso é amplificar essa história para que a Bahia e o Brasil conheçam o Feiraguay”, concluiu Sandro.
Leia também: Documentário sobre o Feraguay é lançado em Feira de Santana
Por: Mayara Nailanne
Mín. 18° Máx. 30°
Mín. 18° Máx. 29°
Tempo nubladoMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado