O Dia do Médico foi celebrado na última sexta-feira (18) com uma cerimônia no auditório do Centro Universitário de Excelência (UNEX) em Feira de Santana.
O evento prestou uma homenagem especial à médica Tânia Maria Cerqueira Mota, falecida em abril de 2023, aos 72 anos. Ela atuou por 45 anos na área de obstetrícia e ginecologia. Outra médica homenageada foi Nilma Lázara de Almeida Cruz Santos.
A cerimônia realizada foi um reconhecimento ao trabalho dessas duas médicas e seus impactos na medicina em Feira de Santana, especialmente nas áreas de obstetrícia e ginecologia. Por conta disso, seus nomes serão colocados nas salas de aula do curso de medicina da instituição.
O esposo de Tânia Maria Cerqueira Mota, o também médico Lamartine Almeida Mota, com quem foi casada por 52 anos, esteve presente e recebeu as honras em nome da homenageada.
"Tânia foi um ícone da ginecologia aqui em Feira. É uma das pioneiras na luta contra o câncer de colo uterino, que, na época em que ela se formou, era o principal causador de mortes entre as mulheres", destacou Lamartine durante o evento.
O coordenador do curso de medicina da UNEX, Rinaldo Barros, ressaltou a importância de preservar o legado dessas profissionais. "Queremos que nossos estudantes entendam que um futuro sólido só pode ser construído reconhecendo o passado de quem muito contribuiu”.
Mín. 17° Máx. 32°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 31°
Parcialmente nublado