A Bahia registrou até esta quarta-feira (18) 1.039 casos de febre oropouche. Os municípios na liderança do número de casos são: Ilhéus (139), Camamu (118), Amargosa (85), Gandu (82), Jaguaripe (79). Somados as cinco cidades têm 503 casos, cerca de 48,4% de todos os casos do estado. A capital baiana contabilizou 16 casos confirmados. Os dados são da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Mortes por oropouche
Até o momento, o Ministério da Saúde (MS) confirmou duas mortes registradas por febre do oropouche no interior do Bahia. Como não havia relato na literatura científica mundial sobre a ocorrência de óbito pela doença, essas foram as primeiras ocorrências em todo o mundo.
Em três meses, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou duas mortes decorrentes de febre do oropouche nas cidades de Valença e Itabuna, no sul baiano. Nos dois casos, as duas mulheres tinham 21 e 24 anos, não possuíam comorbidades e tiveram sinais e sintomas semelhantes a um quadro de dengue grave.
O vírus oropouche
O vírus do Oropouche foi isolado pela primeira vez no Brasil em 1960, a partir de amostra de sangue de uma bicho-preguiça capturada durante a construção da rodovia Belém-Brasília. Desde então, casos isolados e surtos foram relatados no Brasil, principalmente nos estados da região Amazônica. Também já foram relatados casos e surtos em outros países das Américas Central e do Sul (Panamá, Argentina, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela).A transmissão da doença é feita principalmente por mosquito conhecido como maruim ou mosquito-pólvora.
Prevenção
Evitar áreas onde há muitos mosquitos, se possível;
Usar roupas que cubram a maior parte do corpo e aplicar repelente nas áreas expostas da pele;
Manter a casa limpa, removendo possíveis criadouros de mosquitos, como água parada e folhas acumuladas;
Se houver casos confirmados na sua região, siga as orientações das autoridades de saúde locais para reduzir o risco de transmissão, como medidas específicas de controle de mosquitos.
Junte-se à nossa comunidade de leitores comprometidos com o jornalismo local de qualidade. Assine agora, apoie nossa equipe premiada e tenha acesso a análises exclusivas. Faça parte do melhor do jornalismo baiano!
Fonte Correio
Outubro Rosa Outubro Rosa também chama atenção para saúde mental e cuidados paliativos no câncer de mama
Vale Refeição Terceirizados da saúde em Feira denunciam atraso no pagamento do vale refeição
AVC HGCA reforça importância do atendimento rápido no Dia Mundial de Prevenção ao AVC
Alerta Jovem morre em Feira de Santana após usar medicamento erétil antes de jogar; urologista alerta para riscos.
Aborto legal CFM se posiciona contra atuação de enfermeiros em abortos legais
Exames e consultas Outubro Rosa: “Sábado da Prevenção” mobiliza toda cidade neste sábado (18) com ações de saúde voltadas às mulheres 
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 19° Máx. 31°
Chuvas esparsasMín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsas