Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Já se passaram praticamente 4 anos da atual legislatura no município de Feira de Santana, iniciada em 1⁰/01/2021 e que terminará em 31/12/2024. Para a próxima legislatura alguns dos atuais vereadores/as conseguirão passar nessa difícil "prova de vestibular", outros(as) não conseguirão. É sempre assim, a cada 4 anos tem renovação significativa no poder legislativo feirense.
As vésperas do dia D, ou seja, 6 de outubro data em que o/a eleitor/a vai julgar quem deve permanecer, quem deve sair e quem entrará na Casa da Cidadania feirense. Diante da proximidade do pleito eleitoral, um internauta e leitor do Conectado News (CN) provocou a redação deste meio de comunicação, no sentido de que fosse feita uma avaliação dos 21 edis, sendo 18 vereadores e três vereadoras.
A provocação objetiva que seja avaliado o desempenho de cada vereador/a, e se suas produções foram positivas para o município de Feira de Santana ao longo desses 4 anos, pois assim o eleitor ou eleitora poderia avaliar aqueles(as) que realmente merecem continuar com o mandato por mais 4 anos.
A sugestão do internauta é muito boa. Porém, qualquer jornalista que se ouse em analisar um parlamentar baseado em projetos apresentados e aprovados em qualquer Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e até mesmo no Senado Federal, corre sério risco de cometer uma injustiça.
Isso pode ocorrer, pois muita das vezes o legislador passa 4 anos sem ter um projeto, sequer, aprovado. No entanto, o legislador tem excelente trabalho prestado nas suas bases, nas articulações para tramitação e aprovação de projetos de outros, e até em alguns casos, aqueles que sobem à Tribuna e fazem discurso bonito, como dizem no jargão parlamentar, "é um bom tribuno, tem discursos eloquentes, mas só joga para a platéia; enquanto um outro, tímido ou tímida, tem um bom trabalho perante a comunidade no dia a dia, atende os asseios do seu eleitorado.
Diante do exposto, cabe único e exclusivamente ao eleitorado a responsabilidade de avaliar em quem votou nas eleições passadas pra ver se vale a pena esse vereador ou vereadora continuar na Câmara Municipal a partir de janeiro de 2025.
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas