Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista
O repórter do site Uol, Aguirre Talento, mostrou seu talento em reportagem que trata sobre uma fazenda que, supostamente, seria do ex-governador da Bahia e atual ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). A propriedade, avaliada aproximadamente em um milhão e quinhentos mil reais, está localizada entre os municípios baianos de Ipiaú e Itagibá, na Bahia. Até aí tudo bem! Não existe crime em uma pessoa adquirir uma propriedade, seja rural ou urbana.
O mistério por trás da suposta fazenda de Rui Costa, ao que parece, é o "não registro de compra e venda no Cartório de Imóveis do município de Itagibá. Portanto, a perguntas que não querem calar são: por que os políticos, que não assumem ser proprietários de imóveis, gado e outros bens, sempre dão um jeito de esconder que os tem? Qual é o milagre da multiplicação usado por esse políticos para fazer seus rendimentos crescer tanto em tão pouco tempo?
Quando se compara declarações de bens de homens e mulheres que estão na politica, principalmente nos cargos de executivo, a multiplicação em 4 anos cresce de forma estonteante. Exceção para o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (UB), que tem exercido cargos públicos há quase 5 décadas e o patrimônio continua praticamente o mesmo, segundo as últimas declarações de bens deste político na Justiça Eleitoral.
Por falar em fazenda, recentemente este repórter estava em determinado lugar quando a esposa de um determinado político conhecido enviou uma mensagem via aplicativo de whatsapp. Na mensagem, a senhora pedia para que determinada contadora retirasse de uma declaração alguns bens que estão em nome da família - devido o período eleitoral.
Cabe, por fim, dizer que Rui Costa não é o único, nem será o último, político a ter fazenda a qual, perante as leis, não é o proprietário, pois não está no seu nome [de Rui]. Esses imóveis geralmente são de amigos em comum, outros tantos eles [os políticos] "ganham". Isso aconteceu com o senador da República, Jacques Wagner (PT), que tem uma "fazendinha" no município de Andaraí na lindíssima Chapada Diamantina, que, segundo informações, foi presente do seu amigo, o ex-prefeito daquele município, Wilson Paes Cardoso.
Por que Paes Cardoso "deu" uma 'fazendinha' a Jacques Wagner? Quem se habilitar que responda. Fato é que até nisso os políticos "acertam". Têm amigos ricos que dão fazendas, casas, sítios [...] Só o povo pobre que não recebe presentes assim tão valiosos. Exceto o aumento do custo de vida, cobranças de impostos, cobranças das obrigações...
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsas