O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência devido aos incêndios que atingem o Pantanal. O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (24), aplica-se às cidades afetadas pelo fogo, embora não especifique quais são os municípios. Até este domingo (23), a área queimada no Pantanal já somava 627 mil hectares, sendo 480 mil em Mato Grosso do Sul e 148 mil em Mato Grosso, conforme dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Os números apresentados na pesquisa superam os registros de 2020, que foi o ano de maior devastação no bioma. No domingo, um vídeo mostrando uma "muralha de fogo" do outro lado da margem do rio, durante uma festa de São João em Corumbá, chamou a atenção nas redes sociais.
O decreto de emergência visa proporcionar uma atuação mais rápida e eficiente do poder público nos municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelos incêndios. A medida permite que os municípios afetados peçam sua inclusão no decreto de emergência. Segundo informações do g1, cidades como Corumbá, Ladário, Porto Murtinho e Rio Verde serão incluídas na lista de municípios beneficiados pela medida emergencial.
Com validade de 180 dias, o decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais sob a coordenação da Defesa Civil. As ações incluem resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução das áreas afetadas. Essa mobilização é crucial para enfrentar a situação crítica e minimizar os impactos dos incêndios no Pantanal, preservando tanto o meio ambiente quanto a segurança das populações locais.
Fonte G1
câncer de próstata Brasil registrou 48 mortes por dia por câncer de próstata em 2024, diz SBU
Mega da Virada Apostas para a Mega da Virada começam neste sábado
saque-aniversário Novas regras do saque-aniversário do FGTS começam a valer neste sábado
Mega-Sena Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 34 milhões neste sábado
Despedida William Bonner se despede do Jornal Nacional após 29 anos; veja momento
Receita Federal Operação da Receita Federal apreende R$ 160 mi em mercadorias e 3,5 toneladas de drogas 
Mín. 19° Máx. 30°
Mín. 19° Máx. 32°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 35°
Tempo nublado