Está chegando o momento das convenções partidárias para as eleições municipais de 2024 em todo o Brasil. Cá por Feira de Santana na Bahia, até agora nem Zé Ronaldo (UB) ou Zé Neto (PT) -, divulgaram quais serão seus respectivos candidatos(as) a vice-prefeitos(as).
Como em campeonato de futebol de pontos corridos, Ronaldo e Neto estão jogando, como se diz no popular, com o regulamento debaixo do braço para não perder um jogador sequer, tampouco levar uma falta que possa ser decisiva nessa reta final do certame.
Relembre: Quem será o vice na chapa de Zé Neto?
Pensando assim, Zé Ronaldo conta com dois jogadores considerados peças-chaves e com qualidades requisitadas para o cargo, apesar de semelhantes. Sérgio Carneiro, pessoa que já ocupou cargos importantes no município de Feira de Santana, na Bahia quando foi diretor da extinta Companhia de Desenvolvimento Urbano e Articulação Municipal - INTERURB; foi vereador em Salvador, deputado federal por mais de um mandato, e filho de um grande feirense: o ex-governador da Bahia e ex-senador da República, João Durval Carneiro.
Zé Chico também reúne qualidades embora não tenha tamanho cabedal político. As oportunidades que lhes foram dadas para disputar uma eleição não se concretizaram em voto suficiente para lhe proporcionar qualquer cargo público via voto, não chegou à tão sonhada Câmara Federal no grupo Ronaldista. Há quem diga e defenda o nome de Chico com unhas e dentes por entender que ele é fiel escudeiro de Ronaldo.
Tanto Chico quanto Carneiro são filiados ao mesmo partido político, o Partido Democrático Trabalhista - PDT, situação que pode embaralhar ainda mais o jogo, a situação do “técnico” José Ronaldo. Caso seja Sérgio Carneiro o escolhido, Ronaldo vai, como diz o ditado, adoçar a boca do velho João Durval e deixar a boca da família de Zé Chico amarga como fel. O contrário também pode acontecer.
A essa altura do campeonato, que a bola está prestes a rolar, faltando apenas o árbitro autorizar a partida, Zé Ronaldo como um bom técnico de futebol está sem saber quem será o titular desse jogo: Sérgio Carneiro ou Zé Chico? Ou mesmo nenhum dos dois. Será que Zé Ronaldo tem um(a) jogador(a) reserva que pode entrar de última hora nessa partida para fazer a diferença? Ocupando a titularidade e deixando pra trás os dois nomes a vice na chapa, considerados peças-chave. Já já saberemos.
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Mín. 17° Máx. 26°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas