O dia 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais em 2024, se aproxima, e antes dessa data teremos as convenções, momento no qual os partidos políticos batem o martelo e definem os seus candidatos e candidatas aos legislativos e executivos pelo Brasil. Neste período também, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de cada estado, dará o veredito final apontando quem está ou não apto ao pleito.
Enquanto não chega a data determinada pela Justiça Eleitoral, as articulações, os apoios vão sendo definidos. Em todos os mais de cinco mil municípios brasileiros, salvo melhor juízo, o apoio dos gestores e gestoras municipais àqueles e aquelas que são candidatos e candidatas é sempre importante. Diante disso, vale perguntar: Quem é o candidato do prefeito, da prefeita? Quem terá o apoio da máquina pública?
São perguntas comuns. Em qualquer município brasileiro, em alguns casos, a disputa é acirrada pelo espólio do atual gestor. Noutros municípios, já se tem essa definição: quem é o candidato ou a candidata do prefeito, da prefeita. Na cidade Princesa do Sertão até o momento ninguém demonstrou esse interesse abertamente. Refiro-me em ser apoiado ou apoiada pelo atual gestor. Nem mesmo o principal mentor do prefeito Colbert Martuns, e responsável direto por reconduzi-lo ao poder em 2020, José Ronaldo de Carvalho, demonstrou interesse no apoio do seu pupilo. Aqui carece a pergunta: qual vai ser o papel de Colbert Martins nas eleições municipais de 2024?
Resta lembrar que o atual prefeito de Feira de Santana vem participando das eleições municipais há mais de duas décadas, e ninguém pode achar que é cachorro morto e que não tem sua importância, peso político. A pergunta continua: qual será o papel de Colbert Martins nas próximas eleições? Vilão ou mocinho? Será que Colbert tem uma carta na manga e está aguardando o momento certo para apresentar?
Existem comentários nos bastidores políticos que muitas surpresas acontecerão nos próximos dias, incluindo a exoneração do secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Barradas Carneiro. Informações que chegam ao Conectado News dão conta até o dia 5 de agosto, data limite para as convenções, muita coisa pode acontecer. Partidos políticos poderão mudar de lado, assim como lideranças poderão trocar de Zé.
Continuamos acompanhando...
Por Luiz Santos, radialista e jornalista
Mín. 18° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 25°
Chuvas esparsas