Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Feira de Santana Micareta 2024

"Estamos 95% prontos", diz comandante do CPRL Leste sobre segurança na Micareta 2024

Coronel Antonio do Nascimento Lopes

15/03/2024 15h06 Atualizada há 1 ano
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Reginaldo Junior
Reginaldo Junior

Aconteceu na manhã desta sexta (15), no Teatro Margarida Ribeiro, em Feira de Santana a reunião da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), para definir detalhes a respeito da organização da Micareta 2024, que teve sua realização confirmada pelo prefeito Colbert Martins (MDB) em vídeo divulgado nas redes sociais. Integram a FPI, a Prefeitura de Feira de Santana, Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Ministério Público Estadual, entre outros.

Mais sobre a Micareta 2024: Bloco Bacalhau na Vara não desfilará na Micareta 2024; Saiba o motivo

Em coletiva realizada após a reunião, o Coronel Antonio do Nascimento Lopes, comandante do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste), afirmou que o planejamento de segurança para o evento começa logo após o seu término e que as forças de segurança estão 95% prontas para atuar.

"Desde 2023, assim que terminou a Micareta, começamos a fazer as avaliações, ver que fizemos de positivo e negativo e o que podemos melhorar, 2023 foi para fazer essas avaliações, tivemos diversas reuniões com o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro, para diminuir cada vez mais os pontos negativos, agora na véspera da Micareta 2024, posso afirmar que estamos 95% prontos".

Segundo Antonio Lopes, policiais que não estiverem em serviço, não poderão portar armas dentro do circuito.

"A Polícia Militar, através do seu comandante geral, determinou a proibição de policiais utilizarem armas no circuito". 

O comandante disse também, que com o aumento do circuito, haverá um aumento no efetivo.

"O circuito era maior, mas, no decorrer dos anos foi diminuindo e o efetivo continuou o mesmo, quando o circuito diminuiu, a PM não tirou o efetivo, este ano, com o aumento do circuito por volta de 600m, aumentaremos um pouco desse efetivo em comparação ao ano passado, garanto que o efetivo disponível ano passado foi mais que o suficiente, a imprensa e a população às vezes reclamava de ver tanto policial na rua, por isso, fizemos um estudo, onde aumentaremos o efetivo em 5% e distribuindo melhor esse policiamento em torno no circuito".

Para Antônio Lopes, os casos de violência policial ocorridas na Micareta do ano passado são casos isolados e revelou que os policiais tem recebido instrução constante. 

Relembre: "Não agredi, nem roubei ninguém, porque me bateram?", questiona foliã agredida pela PM na Micareta de Feira

"Houve um excesso por parte de alguns policiais, fatos isolados, em janeiro de 2024, fizemos diversas instruções aqui em Feira de Santana orientando como tratar e  acolher o cidadão, mandamos diariamente para o Carnaval de Salvador, por volta de 550 policiais militares de Feira de Santana, não foi relatado sequer um incidente com a tropa que atua em nosso município, isso quer dizer, que os nossos policiais estão preparados, estão indo para a sala de aula tomar instrução, na Micareta, reforçaremos ainda mais essas instruções para oferecer uma segurança com mais qualidade". 

Promotor Aldo Rodrigues - Ministério Publico Estadual

O promotor Aldo Rodrigues detalhou como será a atuação do Ministério Público Estadual nos quatro dias de Micareta.

"Estamos iniciando com essas reuniões preliminares, acompanhando desde a estrutura de montagem física da festa com a questão do Corpo de Bombeiros e segurança ao folião, mas também todo um planejamento de Segurança Pública com as Polícias Civil e Militar, iniciamos desde dezembro do ano passado a parte de saúde pública também, o Ministério Público tem já iniciadas as tratativas junto com Estado e Município, a Promotoria de Infância e Juventude também tem desenvolvido um trabalho Inicial junto aos Conselhos Tutelares e toda a rede envolvida para atenção à criança e adolescente na festa, estaremos de plantão durante os quatro dias da festa, teremos uma estrutura própria montada na avenida Presidente Dutra, próximo ao circuito, o material publicitário será devidamente divulgado nos canais de comunicação do Ministério Público, teremos promotores de plantão diariamente, como aconteceu ano passado, pode surgir alguma demanda que necessite de uma verificação no local de alguma denúncia que chegue ao Ministério Público. Posteriormente, embora esperamos que não aconteça, demandas oriundas da festa, que  levem a situações de processo ou algo nesse sentido, o MP estará a postos para cumprir o seu papel constitucional".

Vistoria dos Camarotes

"O principal responsável pela fiscalização das montagens dos camarote é o Corpo de Bombeiros, ano passado tivemos um apoio do corpo técnico de engenheiros do MP, e verificou algumas deficiências, sabemos que não vai acontecer este ano porque os projetos iniciais já foram encaminhados para o Corpo de Bombeiros, essa é uma questão encerrada, porém, isso não impedirá que este profissionais compareçam, ainda não tem data definida, mas que venhamos fazer visitas durante a montagem, já próximo ao período da festa, para que observem se o que foi proposto e aprovado ao Corpo de Bombeiros e que a própria corporação deixou claro que vai fiscalizar, mas que isso não afasta que o nosso trabalho em parceria dê uma olhada e emita uma opinião no que está sendo feito, dentro de uma legalidade que precisa sempre ser observada".

Major Emanuel Souza - Corpo de Bombeiros

Representando o Corpo de Bombeiros, o major Emanuel Souza detalhou as ações do Corpo de Bombeiros na Micareta de Feira.

"Estamos na parte final da organização, o planejamento começou bem, já foi feito o planejamento de emprego de tropa e efetivo, a parte principal agora é fiscalização de estruturas temporárias e entorno, além de também fazermos parte da orientação, estamos marcando a reunião que deve acontecer na próxima semana, os ambulantes, orientação sobre o uso de alguns equipamentos no circuito para evitar incidentes ou acidentes".

Combate a incêndio em festas de local aberto

"Na Micareta focamos principalmente nas Estruturas montadas, além do plano de emergência, onde são verificadas as saídas de emergência, local de concentração de público, fazemos o planejamento de alguns eventos adversos que possam ocorrer e a forma de atuação".

Trios elétricos

"A vistoria dos trios elétricos e carros de apoio são feitas em conjunto antes do evento com diversos órgãos, como o Detran, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, é feita uma fiscalização conjunta dias antes do evento".

Reportagem: Reginaldo Junior e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.