Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Política Eleições 2024

"Uma nova aternativa" diz Colbert Martins a respeito da filiação de Sergio Carneiro ao PDT

Encontro ocorreu na sexta (8)

11/03/2024 11h40 Atualizada há 1 ano
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Ascom
Ascom

As movimentações nos bastidores da política feirense seguem a todo vapor para as eleições 2024, não apenas na Câmara de Vereadores, como anteriormente publicado, mas também no paço municipal Maria Quitéria, sede do  Executivo.

Na última sexta (8), o deputado federal Léo Prates (PDT), esteve em Feira de Santana e se reuniu com o prefeito Colbert Martins (MDB) e com o secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro. A princípio, cogitou-se que a vinda do deputado ao município, seria para tratar da filiação de Colbert Martins ao PDT, algo mencionado pelo prefeito, que já expressou seu descontentamento com seu atual partido, o MDB, após aliança com o PT.

Relembre: Vice governador diz que Colbert poderá ser penalizado pelo MDB por falas discordantes; Entenda

Ao Conectado News, Colbert negou que a vinda do deputado tenha sido para tratar a respeito de sua filiação, mas confirmou o convite feito ao secretário Sérgio Carneiro.

"Em nenhum momento houve esse tipo de solicitação ou convite, conversamos sobre um anúncio que ele fez a respeito de recursos federais da saúde  para a realização de cirurgias de redução de estômago no Hospital da Mulher. Ele convidou o secretário Sérgio Carneiro para se filiar ao PDT, o que deve acontecer essa semana".

Indagamos ao prefeito se a filiação de Sérgio Carneiro significaria que ele é o escolhido para ser o seu candidato, uma vez que Colbert já declarou várias vezes na imprensa a possibilidade de um candidato próprio. O prefeito disse que Sérgio é mais uma opção para o grupo.

"Reforça a posição de que teremos novas alternativas, estou querendo a unidade, ganharemos se estivermos juntos, Salvador já mostrou como é que o pessoal do PT fez, candidatura única, estou lutando para que Feira de Santana tenha exatamente isso, que estejamos juntos para evitar o que aconteceu no segundo turno na minha eleição, pois fomos ao segundo turno porque não tínhamos a unidade, ganhamos no segundo turno com essa unidade importante que quero voltar a construir em Feira de Santana".

Mais uma vez, Colbert disse estar conversando com todos a fim de manter a unidade do grupo. 

Estamos conversando com todos, como José Ronaldo (UB), Pablo Roberto (PSDB), ACM Neto (UB), todas as pessoas que participam do nosso grupo, para que essa decisão seja a mais ampla possível. Conversei com José Ronaldo na sexta (8).

Secretário de Mobilidade Urbana Sérgio Carneiro

O secretário de Mobilidade Urbana Sérgio Carneiro, confirmou o convite e que retornará ao PDT. Sérgio, que também esteve no PV e no PT, justificou a sua escolha, alegando que a federação entre PT, PV e PCdoB limitaria sua movimentações política.

"Recebi um convite de dois queridos amigos o deputado federal Léo Prates e o presidente estadual do PDT, Félix Mendonça, dois amigos de muito tempo, me senti mais à vontade de retornar ao PDT, porque o PV estando federado ao PT e o PC do B, limita os movimentos dos militantes desses partidos, num país de extensão continental como o Brasil, é natural que pessoas como eu, desejem ter liberdade maior de movimento, o ex-vereador Eliel em Salvador fez as mesmas observações ao nosso companheiro Ivanilson Gomes, presidente estadual do PV, manifestando o desejo de ter uma liberdade maior de movimentos, é isso que estou fazendo, voltando a um partido ao qual já estive filiado, fui líder do PDT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), conquistei o meu primeiro mandato de deputado federal pelo PDT em 1994, depois de seis anos, estive 16 anos no PT, até quando não me sentia mais útil ao partido, não não haviam tarefas para mim, resolvi ir para o Partido Verde, partido com o qual tenho identidade em função da militância na área ambiental, o Ivanilson também é um grande amigo, militamos juntos no PDT, a época da presidência de Coreolano Sales, fiquei por 9 anos no Partido Verde, com a federação entretanto, ficamos sem liberdade de movimento, por isso, mantendo uma coerência pessoal, política e ideológica, resolvi retornar ao PDT, partido que está no mesmo espectro ideológico desses outros que me referi".

O secretário afirmou que apenas se filiou, mas que em breve acertará todo os detalhes.

"Na verdade existe uma comissão provisória do PDT sob o comando do ex-prefeito de Araci, suplente de deputado Silva Neto, com quem ainda não estive, entrei como simples filiado, sem nada exigir e uma vez deferida a minha filiação, pretendo conversar com Silva Neto, Félix Mendonça, Léo Prates e com Carlos Lupi, presidente de honra do partido que está afastado porque exerce atualmente o cargo de ministro da Previdência, para saber quais são as diretrizes que o partido vai adotar este ano".

Ao ser perguntado se daria ou receberia apoio, Sergio disse que seguirá o que for definido pelo partido.

"Estou inclinado como sempre fiz a cumprir as diretrizes do partido, o PDT é um partido que me dá conforto, terei a oportunidade de ser ouvido, debater, qualquer que seja a posição que o partido venha tomar, ainda que esteja em minoria, porque a democracia é o regime da maioria, no PV não teria essa oportunidade, teria que seguir um caminho já traçado no PDT, tenho certeza que serei ouvido e poderei influenciar nos rumos do partido".

Ai fazer uma análise do momento político em Feira de Santana, Sergio Carneiro exaltou, a quem segundo ele, são as principais lideranças no município.

"José Ronaldo é a maior liderança individual de Feira de Santana, o prefeito Colbert Martins tem a sua liderança, um deputado com grandes votações no município, um prefeito reeleito, deixa um legado bastante interessante, o tempo haverá de lhe fazer justiça por tantas coisas que ele fez, é um médico, brilhou na Covid, Feira de Santana foi um dos grandes municípios do Brasil que teve menos morte pela doença, está atento agora por conta dessa situação de dengue, virose, influenza, no carnaval, lotaram as unidades de saúde de Salvador e Feira de Santana, as pessoas que tiveram contato com a festa transmitiram para aquelas que não foram, meus netos por exemplo, todos tiveram problemas nas escolas, tive uma neta que foi internada, Colbert muito atento a essas questões, é, sem dúvida uma outra grande liderança em Feira de Santana, assim como o deputado federal Zé Neto (PT) que há 17 anos controla a máquina do governo do Estado na região, ele tem o controle do Partido dos Trabalhadores e se impõe para uma quinta candidatura, estes são os três grandes personagens para escrever a história de Feira este ano, vamos ver de que forma podemos nos inserir nesse quadro", concluiu.

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.