Aconteceu na manhã desta segunda (19) no conjunto Feira VII em Feira de Santana, a inauguração da Escola Municipal José Raimundo Pereira de Azevedo (antigo CAIC). A unidade escolar é a maior em capacidade de atendimento na rede com 1.070 estudantes matriculados, distribuídos em 40 turmas, entre os turnos matutino e vespertino. Estiveram presentes, a secretária de Educação, Anaci Bispo Paim, o prefeito Colbert Martins (MDB), o ex prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo, homenageado que dá nome a escola, entre outros.
Ao Conectado News, a secretária de Educação Anaci Paim, ressaltou a importância da unidade escolar.
"Em Feira de Santana a Educação é de qualidade e dignidade, onde estivermos, no distrito, na sede ou periferia da cidade, o ambiente e a estrutura é essa que está sendo entregue, à educação sendo oferecida com a qualidade necessária desde a estrutura física completa, modernizada, atualizada, viabilizando o atendimento a uma população de 1075 alunos apenas no ambiente de ensino fundamental, pois, inauguramos em 2023 a da educação infantil, que consta com mais de 300 matrículas, é importante destacar que competência e qualidade é a nossa meta, objetivo e é nessa direção que estamos caminhando. Nossos alunos, quando chegarem na fase adulta, em seu imaginário estará marcado positivamente, pelo que teve oportunidade de encontrar quando esteve na rede municipal, desenvolvendo atividades educacionais". Confira abaixo na íntegra a entrevista concedida pela secretária.
Meta de entrega de 24 unidades escolares ainda esse ano
"Estamos com cinco projetos de ampla reforma em licitação e estamos com 24 unidades concluindo e com previsão de entrega para os próximos dias".
Fardamento, merenda escolar
"A gestão da alimentação escolar está sendo alterada e inaugurada a partir de hoje, no primeiro dia de aula, foi feita uma licitação com descentralização de serviços, que envolve desde a contratação de merendeira ao fornecimento do alimento, do gás, a gestão do ambiente da cozinha, da limpeza, reestruturação, reforma, adequação, o conserto de materiais, a substituição, os equipamentos, materiais dos alunos, tudo é de responsabilidade da empresa, o kit escolar, já pedimos ordem de serviço, estamos aguardando a empresa fazer a entrega, quanto ao uniforme escolar, já fizemos a licitação, a empresa entrou com recurso, que vence hoje para que seja entregue dois uniformes para cada aluno e mais uma camiseta".
Problemas existem, faz parte...
"Problemas existem, é algo que faz parte da dinâmica de movimentação das pessoas, é importante levar em consideração esse aspecto é muito dinâmico, a mobilidade, a necessidade de estar buscando estruturar, mas, estamos trabalhando para numa ação preventiva, evitar problemas. Na casa onde moramos sempre surgem problemas, quanto mais em uma rede com mais de 53 mil alunos, 2.600 professores, estagiários, funcionários, trabalhamos com mais de 60 mil pessoas, usamos os equipamentos, mantendo-se sempre atento, olhando, observando e adotando as medidas que forem necessárias".
Mensagem a comunidade escolar
"Confiança no que estamos ofertando, pois é com respeito e dignidade, buscando atender com competência, nosso aluno não é aprovado automaticamente, tem o ano escolar regular, com aprovação, para no futuro ter a condição de participar dos concursos com a mesma competência dos alunos de outras redes como a particular, por isso é importante que estejamos antenados com o melhor, dignidade e inclusão se faz com o melhor, sejam bem-vindos pais, familiares, alunos, comunidade de professores, é com dignidade que estamos guiando os nossos trabalhos, competência e seriedade, qualquer informação passada de que não há seriedade na rede é uma situação repudiada e inaceitável, porque respeitamos os professores, a comunidade. Ainda temos vagas em algumas escolas, procurem essa oportunidade quem ainda não teve, porque aqui seus filhos terão o melhor", concluiu.
Prefeito Colbert Martins (MDB)
Segundo o prefeito, o investimento na unidade escolar foi de R$ 8 milhões de reais.
"Estamos investindo mais de 8 milhões de reais na recuperação de uma escola que é o CAIC Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, Zé Raimundo está aqui, a homenagem a uma pessoa viva deve se ao fato de que essa homenagem foi antes da proibição da Constituição. Esse projeto é da época de Leonel Brizola, depois, tivemos período de melhores condições e outros de dificuldade, transformamos numa grande nova escola também para as crianças que moram aqui no Feira VII prestar o melhor serviços às crianças do conjunto".
Merenda Escolar
"Estamos com uma empresa que está distribuindo a merenda escolar em todas as nossas estruturas, não temos mais aquela estrutura da Prefeitura para levar e trazer compras, ou aquela situação de manter fogões, geladeiras, da compra e venda desses produtos, agora é uma empresa que está começando, como em Salvador já tem há mais de 10 anos, a qualidade será muito melhor, até a parte de pessoal é com a empresa, nada passa pela Prefeitura, assim é mais econômico, do que a manutenção atual, mas o melhor vai ser o cardápio, o importante é que a empresa reúna a imprensa e mostre, pois é mais importante do que mostrar o que temos de proteína. Para se ter uma ideia, temos 5 nutricionistas, a empresa está trazendo 35, sendo um caráter muito mais técnico e efetivo".
Agricultura Familiar
"Essa parte será comprada pela Prefeitura e entregue porque é um recurso específico que vai ser entregue à empresa, vamos entregar essa merenda escolar a empresa para ela processar, não tira nenhum centavo, ao contrário, os 30% são mantidos, não pode ser cedida à empresa nenhuma, até porque os preços são maiores do que os preços de mercado, é bom que assim seja".
Ex prefeito José Raimundo Pereira de Azevedo
José Raimundo elogiou a estrutura da unidade escolar.
"Significa que a cada dia a educação vai melhorando, principalmente com a infraestrutura implantada pelo governo atual, essa escola tive o prazer de conseguir com o ex presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o ministro da Educação Paulo Renato, na época tinha me prometido três, uma no Campo Limpo, outra no Santo Antônio dos Prazeres e essa aqui no Feira VII, a única que foi feita, antes de sair da prefeitura inauguramos, após sair, o na época vereador Celso Pereira fez um projeto colocando meu nome, algo que fui contra, mas ele disse que era questão de honra e agradeço a ele pela homenagem. Também tive a honra de ter criado também o Conjunto Feira VII, como um dos melhores de Feira de Santana, com rede de esgoto pluvial, sanitário e implantamos a escola, diziam que seria um grande elefante branco, a escola começou com quase mil alunos e hoje tem a capacidade para 1500. Investimentos na educação são bem vindos e sabemos que não há desenvolvimento sem educação. Exemplos como do Japão, Coreia do Sul, Alemanha, um país arrasado na Segunda Guerra e que hoje são potências, porque investiram em educação e tecnologia".
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado