É muito comum vermos espalhados em outdoors da cidade, após a divulgação de certames de grande repercussão, imagens de alunos de escolas particulares que tiveram um excelente desempenho. Recentemente, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou os resultados do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) 2023, sendo a região Nordeste, a que teve o maior percentual de notas mil na redação, um total de 25.
Mesmo com esse destaque, percebe-se que grande parte desses resultados, são de alunos de escolas particulares, o que mostra um grande abismo não somente na questão do ensino, mas também financeiro, uma vez que grande parte daqueles que estudam em escola pública não tem acesso a recursos como internet, moram em locais precários e longe dos grandes centros.
O Conectado News conta a história de superação do estudante Fabricio da Cruz Santos, de 18 anos, morador da zona rural do município de Muniz Ferreira, localizado a 132 km de Feira de Santana, que, com todas as dificuldades enfrentadas, conseguiu nota 880 na redação do Enem. Ele diz ainda, que no ensino regular, nunca repetiu de ano.
Leia mais: Estudante da zona rural de Anguera tira 960 no Enem 2023
"Consegui esse resultado com muito esforço, foco e muita fé, pois foram muitas as dificuldades, uma delas foi falta de material e o auxílio de um professor, por isso, tive de me virar com o que eu tinha, comecei a estudar pelo celular, através da internet e também utilizei alguns livros velhos que tinha, o governo municipal da cidade até proporcionou um curso preparatório a noite, mas por conta transporte eu não pude frequentar. Eu tive que criar um cronograma para conseguir estudar para o Enem, uma vez que pela manhã, frequentava a escola e pela tarde eu trabalhava, só sobrava a noite para estudar. Por algumas horas assistia vídeo aulas e anotava no cardeno alguns conteúdos".
Sonho de Criança
"A minha vontade desde pequeno sempre foi ser engenheiro civil, já pensei em outras coisas, mas o meu foco sempre foi esse, porém, não pude fazer o curso, porque não é oferecido na faculdade pública na região onde moro, apenas na privada, com um custo elevado, ficando difícil para eu ou minha família conseguir pagar. Com a minha nota do Enem, não consegui uma bolsa para entrar, porém, através do SISU (Sistema de Seleção Unificada), consegui uma vaga no curso de Administração da UNEB (Universidade do Estado da Bahia). Administração foi para mim, uma segunda opção, por não conseguir a vaga em Engenharia, optei por esse curso. Meu sonho sempre foi ser independente financeiramente e ter o meu próprio negócio, para assim, conseguir ajudar financeiramente minha família e meus amigos. É isso que me motiva a continuar lutando e não desistir, minha mãe é a minha maior inspiração, pois apesar das dificuldades que enfrentou para acessar os estudos, nunca desistiu".
Dificuldades durante a pandemia
"Durante a pandemia eu tive algumas dificuldades para conseguir estudar já que o estudo era online e na minha casa na época não tinha internet. Para conseguir estudar eu tinha que ir para perto da casa da minha vizinha para assim conseguir ter acesso ao estudo. Isso atrapalhou um pouco, por conta que o ensino online não era de muita qualidade mas mesmo assim eu não deixei que isso me impedisse".
Nunca desista dos seus sonhos
"Para encerrar, o que eu tenho a dizer a cada um, é que não desista dos seus sonhos, não desista de lutar, mantenha a fé e não desista de tentar vencer, e na maioria das vezes é o estudo que vai te levar a essa vitória, e como disse Nelson Mandela: "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo", concluiu.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 27°
Tempo nublado