O vereador Jurandy Carvalho (PL) concedeu entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News FM na manhã desta sexta (22), onde foi indagado a respeito da viagem dos vereadores à Brasília-DF e suas pretensões políticas para 2024. Também fez críticas veladas ao ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho.
Ao ser indagado a respeito da comitiva composta por 17 vereadores que foi à Brasília em comemoração aos 190 anos de Feira de Santana e um artigo publicado no Conectado News de autoria do advogado Hércules Oliveira, onde afirma que o regimento interno da Câmara não permitiria a realização da sessão fora do município, Jurandy disse que, quem está criticando, está com dor de cotovelo.
Leia nosso artigo: Farra com dinheiro público ou visibilidade para Feira de Santana?
"A nossa ida a capital federal de um modo geral, foi extremamente positiva, Brasília-DF é o centro do poder, onde tudo acontece, onde estão os recursos, a ida da Câmara além de fazer menção ao aniversário de Feira de Santana, visitamos ministros e deputados, levando demandas de Feira, não estive com os demais vereadores porque tinha outra audiência no horário, com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, onde levamos a questão do anel de contorno, não só os vereadores, mas também, os empresários de Feira de Santana, deu uma grande visibilidade ao município, onde os feirenses, não só os vereadores, mas empresários e os deputados, foram cobrar recursos e benefícios para a nossa cidade, como todos sabem, há mais de 20 anos temos esse problema grave do anel de contorno e também cobramos a instalação da UFRB (Universidade Federal do Recôncavo), que precisa segundo a reitora Georgina Gonçalves, de algo em torno de R$ 38 bilhões de reais para fazer um novo Campus no distrito de Ipuaçu e estamos torcendo para que isso aconteça bem rápido. Sobre o questionamento levantado pelo advogado Hercules Oliveira, não foi em outro município, foi na capital federal, os vereadores foram em missão, isso é muita dor de cotovelo, de Hércules e de qualquer outro, ele é uma pessoa que eu considero, é meu amigo, mas, os vereadores não foram lá brincar, mas sim, tratar de negócios para Feira de Santana, e penso que não só devemos ir, mas o próximo prefeito eleito deve ter um escritório em Brasília para resolver as coisas, trazer recursos federais para o nosso município, entendo que a capital federal não deve ser visitada apenas pela Câmara, mas pelos deputados estaduais, prefeitos indo em busca de recursos. O que houve lá foi uma comemoração do aniversário de Feira e nessa comemoração se pleitear algumas coisas para a cidade, além do campus da UFRB e do anel de contorno, a questão do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, visitamos alguns ministros, estive com o deputado federal Gabriel Nunes (PSD) para trazermos recursos para Feira de Santana, fomos lá para trabalhar", disse.
Jurandy disse que não está de relações cortadas com José Ronaldo, apesar de apoiar abertamente a candidatura do deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) para prefeito de Feira.
"O ex-prefeito de Feira de Santana é uma pessoa que respeito, tenho muita admiração e quero muito bem, mas tenho minhas opiniões, no cenário político que vivemos, é hora de fazer outras escolhas, de renovar a política feirense, tenho 48 anos de idade, neste tempo, vimos duas candidaturas sempre polarizando em Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto (PT) e do ex-prefeito José Ronaldo, é hora de discutir o crescimento e desenvolvimento de Feira de Santana em outro patamar, discutir o aproveitamento do lago de Pedra do Cavalo, novas avenidas, ampliação de novos corredores rodoviários, não estou dizendo que a candidatura de José Ronaldo não representa isso, mas precisamos discutir um novo modelo de administração para Feira de Santana, fazer isso agora, porque o que vemos é o prefeito e o governador, um manda no município e o outro no Estado, e a saúde de Feira não funciona direito no Estado e no município, as coisas em Feira não funcionam, todo dia a população reclama e Feira de Santana é uma cidade que merece mais, por isso, tenho posto que o grupo do vereador Jurandy Carvalho estará com o deputado estadual Pablo Roberto para discutirmos a viabilidade de uma terceira via que não seja a polarização para mudar os destinos de Feira de Santana, meu nome para prefeito de Feira de Santana é Pablo Roberto, a terceira via para a gente mudar o destino de Feira de Santana, a partir do dia 9 de outubro, construiremos um projeto arrojado para essa cidade, precisamos mudar, preciso da minha oportunidade como político, de vivenciar uma nova gestão em Feira de Santana, com novas lideranças, Zé Ronaldo já deu sua contribuição, o deputado Zé Neto está contribuindo, mas, precisamos de gente nova, com perfil novo para mudar os destinos de Feira de Santana", afirmou.
Ao ser indagado se tem mágoas de Ronaldo, o vereador respondeu criticando a forma de fazer política do grupo.
"Não tenho mágoas, mas diria que a política tem que ser feita de outro jeito, a política não se faz enterrando de goela abaixo, se faz com muita conversa, a política de grupo reunindo, se teremos uma eleição daqui há um ano, deveríamos estar nos reunindo para definir qual os partidos que estão com o grupo, o que temos, o que pode ser feito, o que pode ser apresentado de novo para Feira de Santana, no meu entendimento o grupo tem que fazer isso, a minha crítica é construtiva", ponderou.
"Precisamos de sangue novo na política e novos nomes para as secretarias"
"Acredito que precisamos de sangue novo na política e nas secretarias para se fazer uma gestão voltada para os feirenses, precisamos de uma gestão arrojada na saúde, na educação com gente nova e pensamentos novos. Ao visitarmos outros municípios, como Anápolis-GO, um município de 390 mil habitantes (Dados do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2020) com PIB (Produto Interno Bruto) de R$ 15 bilhões de reais, que me pego a pensar de onde vem essa renda, Feira de Santana, cidade bonita, próspera, onde 85% dos seus moradores não tem documento dos seus imóveis. O presidente do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral) o desembargador José Edvaldo Rocha Rotondano está oferecendo às prefeituras a regularização fundiária para a população, teríamos uma arrecadação bem maior, precisamos mudar a forma de fazer administração em Feira de Santana", afirmou.
Jurandy afirmou que não tem medo de perseguição política por não apoiar José Ronaldo.
"Se tivesse medo, não estava me posicionando, vim da roça, trabalhei com enxada, peguei em picarete, não tenho medo de enfrentar desafios, se não conseguirmos o mandado, voltarei a fazer aquilo que gosto, trabalhar como sempre trabalhei, mas hora nenhuma vou me furtar de falar o que penso e quero para a minha Feira de Santana, jamais faria isso, enfrentarei os desafios, seja para ganhar ou perder, torço pela minha vitória no próximo mandato, estou à disposição para debater, não tenho mágoa de ninguém, posso votar em qualquer um dos candidatos que estão aí, mas, meu candidato nesse momento se chama Pablo Roberto, discutirei outro nome apenas se Pablo não for candidato", disse.
Ao ser perguntado em quem votaria em um provável segundo turno entre José Ronaldo e Zé Neto, o vereador deixou uma dúvida no ar. "Votarei em Zé, só não sei qual".
Revolta com José Ronaldo?
"Não tenho revolta, pelo contrário, estou expondo posições, o prefeito José Ronaldo, a quem eu quero muito bem, tem quatro mandatos, nos 4 eu o ajudei, mas entendo que é hora de renovação, de tomar novas posturas e ter um candidato novo em Feira de Santana, com propostas e ideias novas e que busque agregar pessoas no seu secretariado com mentalidade nova, é tempo de renovação. O prefeito José Ronaldo em suas passagens fez boas administrações, mas é hora de mudança em nossa cidade, a mudança está chegando, o grupo tem nome novo, entendo que o grupo do prefeito Zé Ronaldo deve sentar e discutir, deveria recuar e apoiar Pablo Roberto, é uma candidatura estamos apostando, pessoa nova, com uma mentalidades mais para frente, Pablo não está sendo colocado por alguém, estamos colocando a candidatura dele, não é agredindo, dizendo que Zé Ronaldo ou Zé Neto serão ruins, estou dizendo que temos opiniões diferentes, nesse pensamento de ver uma Feira de Santana moderna, onde a juventude tenha mais locais para o esporte, fazer do Rio Jacuípe um grande balneário para a prática de esportes náuticos, construir um novo anel de contorno, onde as pessoas tenham direito a saúde e educação, e que não passe muito tempo na fila da regulação, é isso que precisamos", concluiu.
Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão
Mín. 20° Máx. 34°
Mín. 19° Máx. 30°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 33°
Parcialmente nublado