Quinta, 18 de Setembro de 2025
(75) 99168-0053
Brasil Fraude

Feirense indicado por Lula para a ANAC, ja foi demitido do Banco do Brasil por fraude e é investigado por fraude na Caixa

Antonio Moreira vai substituir Ricardo Bisinotto Catanant no cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)

18/09/2025 15h37 Atualizada há 2 horas
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado
Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado

Fonte: Portal Terra

Com votação apertada, o Plenário do Senado aprovou na última terça-feira (19) a indicação de Antonio Mathias Nogueira Moreira para o cargo de diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ele recebeu 28 votos favoráveis e 23 contrários, sendo necessário apenas maioria simples para a aprovação. Moreira vai substituir Ricardo Bisinotto Catanant na diretoria da agência. A indicação de Moreira, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerou polêmica entre os parlamentares e foi alvo de críticas tanto no Senado quanto fora dele.

Durante a votação, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) citou notícias de que o indicado já foi demitido por justa causa do Banco do Brasil por fraude em empréstimos e também foi alvo de um acordo de não persecução penal por prejuízo à Caixa Econômica Federal.

O senador Sergio Moro (União-PR) apoiou as críticas, defendendo que os indicados a cargos públicos "devem estar acima de qualquer suspeita". 

Por outro lado, o senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu a aprovação, lembrando que Moreira já havia sido sabatinado e aprovado pela Comissão de Infraestrutura (CI), que analisou sua situação e considerou que ele reunia os requisitos para assumir o cargo.

Fora do Senado, a nomeação também foi contestada. O deputado estadual Leonardo Siqueira (Novo-SP) protocolou uma representação no Ministério Público Federal (MPF) contra a indicação. No documento, ele afirma que Antonio Mathias Nogueira Moreira não cumpre os requisitos legais para o cargo por não possuir experiência comprovada na área de aviação civil, além de mencionar os episódios envolvendo sua atuação no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal.

Atualmente, Moreira é presidente do Conselho de Administração da Infra S.A., estatal formada pela fusão da Valec e da EPL (Empresa de Planejamento e Logística), e também ocupa o cargo de diretor de Governança, Integridade e Riscos da Caixa Cartões, subsidiária da Caixa. É formado em gestão financeira.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.