Segunda-feira, 18 de setembro de 2023, foi uma data histórica para Feira de Santana. A Princesa do Sertão comemorou 190 anos de emancipação política.
Muitas discussões surgem todos os anos por ocasião desta data no município. Por que no dia em que se comemora o aniversário de Feira de Santana não é feriado municipal, com bandas badaladas fazendo a festa comemorativa? Este tem sido, via de regra, um dos questionamentos.
Neste ano de 2023 a cobrança foi maior ainda. Não teve sessão especial na Câmara dos Vereadores com as devidas homenagens, não teve entrega das famosas Comendas Maria Quitéria, não teve lançamento de grandes obras, enfim. Para muitos feirenses o aniversário passou despercebido.
Por outro lado, o deputado federal Zé Neto (PT) não deixou em branco e promoveu, pelo segundo ano, Sessão Especial na Câmara Federal no DF. Para lá muitos feirenses como profissionais de imprensa, empresários, profissionais liberais e 17 dos 21 vereadores se deslocaram e se fizeram presentes e puderam acompanhar de perto a referida Sessão.
Quanto à Sessão em destaque, segundo informações colhidas (sic), o que chamou a atenção e causou revolta de muita gente foram os gastos, as despesas do Legislativo municipal com as viagens. Segundo levantamento do Conectado News (CN), foram quase 60 mil só com diárias e passagens dos vereadores, o que causou ruídos nos meios políticos e na imprensa local.
Considerando que para alguns esses gastos não significam farra com dinheiro público e sim um “investimento que gera visibilidade para a Princesa do Sertão”, e partindo do pressuposto de que perguntar não ofende, há que se questionar: a ida dos vereadores a Brasília significa farra com dinheiro público ou investimento que gera visibilidade para Feira de Santana? Considerando que o Brasil é formado por pouco mais de 5 mil e 500 municípios, por que poucos, a exemplo de Feira de Santana, fazem sessão especial em Brasília para comemorar seu aniversário?
O CN conversou com algumas pessoas partidárias de que esses gastos são mínimos, e defendem que a vereadora Eremita Mota (PSDB) “marcou um gol de placa” ao levar os vereadores para essa jogada de marketing; que colocou Feira de Santana nos anais da Câmara Federal, especialmente quando um grupo de empresários participa, “pois demonstra união entre a iniciativa privada e a pública”.
E você, o que pensa sobre tudo isso? Significa farra com dinheiro público ou visibilidade política e econômica para Feira de Santana? Querendo, deixe seu comentário.
Por Luiz Santos Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas