É comum encontramos nas ruas, avenidas e rodovias do Brasil as blitz das policiais que devem ter como principal objetivo combater a criminalidade, tirar de circulação aqueles que não estão em conformidade com as leis, sejam elas de transito ou não. Nessas blitz, já vimos muitos criminosos foragidos da justiça serem presos, mercadorias e carros roubados apreendidos, drogas em grande quantidade serem tiradas de circulação.
As blitz são tão importantes no combate à criminalidade que no último domingo(30\08), a Policia Rodoviária Federal na Bahia, conseguiu tirar de circulação um caminhão carregado com etanol que abasteceria o mercado feirense de forma clandestina. Neste mesmo dia, a polícia abordou um casal que estava com mais de 50 quilos de drogas e dinheiro, provenientes do tráfico. Em outra abordagem, conseguiu prender também uma dupla de jovens que estava transportando 12 quilos de cocaína no estepe do veículo. Todas essas drogas abasteceriam o mercado do crime em Feira de Santana.
Ultimamente, temos recebido de nossos leitores muitas reclamações sobre essas blitz, que acontecem em alguns horários e, segundo os denunciantes, são desnecessárias pois essas abordagens só têm um único objetivo; arrecadar dinheiro para os cofres públicos, como acontecem nas blitz do IPVA(Imposto sobre Propriedade Veículos Automotores). E não são só os estados e municípios que estão arrecadando com essas blitz. Por trás de tudo isso há grandes empresas como as de guinchos e as de pátios de estacionamento que estão enriquecendo muito as custas de muitos pais e mães de família que, as vezes têm o veículo como instrumento de trabalho e deixam de pagar o IPVA, não por serem maus pagadores, mas por diversos outros motivos, como o desemprego que assola milhões de brasileiros, as doenças que os impossibilitam de trabalhar e também os imprevistos que acontecem na vida.
Porém, essas empresas que prestam tais serviços afirmam agir em nome da legalidade, mas os meios que alguns empresários inescrupulosos utilizam não justificam os fins. O que se vê são eles enriquecendo tão rápido e de uma forma tão assustadora .
Para ser justo, não é agora em tempos de eleições que estamos acompanhando essas lutas e denúncias contra as blitz arrecadadoras. Em Feira de Santana, um vereador chegou a entrar na justiça e conseguiu uma liminar que proibia as blitz do IPVA. A gritaria foi tamanha na imprensa, nas câmaras municipais e até na Assembleia Legislativa da Bahia, que conseguimos reduzir os valores das taxas nos guinchos e pátios de estacionamentos para onde os veículos são levados e, consequentemente os proprietários maltratados .
Não sou daqueles que entendem que a polícia por perto incomoda. Sou daqueles que acham que a polícia longe faz falta, pois não me incomodo em ser abordado pela polícia, desde que ajam dentro das regras da lei. Só não concordo mesmo é com essas blitz arrecadatórias as quais chegam ser abusivas.
Por Luiz Santos
Foto:Divulgação SMCS
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas