Nos últimos 25 anos, 90% dos acidentes de trânsito no Brasil foram causados por falhas humanas, sejam elas por negligência, imprudência ou imperícia. Excesso de velocidade, direção após o consumo de álcool e uso do celular enquanto dirige são as três razões mais constantes. Com isso, especialistas da área mostram preocupação em meio ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre o tema.

Neste ano, a campanha completa 10 anos. De acordo com o especialista em trânsito e professor da Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), tenente-coronel Genésio Luide Souza, só em 2022, 34 mil pessoas morreram no trânsito no Brasil, sendo apenas 6% por conta de falha mecânica, mesmo quando as pessoa não fazem a manutenção do veículo e 4% por conta das condições das vias, a maior porcentagem é por falha humana.
Segundo o levantamento, desde a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1998, a principal causa é o excesso de velocidade, seguido pela associação entre bebidas alcoólicas e direção, em terceiro, uso do celular ao volante. As informações foram apresentadas no I Seminário Estadual de Trânsito, promovido pelo Detran, na quarta (17), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Uso do celular
O uso do celular, não apenas para o condutor, mas também para os pedestres distraídos no uso do equipamento, se tornou uma preocupação. O coordenador de fiscalização do Detran, coronel André Borges, explica que tanto o número de pessoas dirigindo com o celular quanto acidentes por esse motivo têm aumentado.
Leia mais Saiba a frota de veículos de Feira de Santana e as mudanças no trânsito
Assista o vídeo.
Fonte: A Tarde
Vagas de Estágio Vagas de estágio com oportunidades na Bahia
morto na BR-116 Homem mata ex-companheira e é encontrado morto na BR-116
Flagrante Vídeo: ex-vereador filho de ex-prefeito são flagrados bebendo ao volante
Chapada “Cidade polo da Chapada Diamantina”, diz prefeito sobre turismo em Seabra
Protesto “Mais uma vez o governador se nega a falar sobre a BA 784”, diz vereador ao protestar cobrando melhoria de rodovia estadual em Amélia Rodrigues
Trapezista baiana Trapezista baiana morre após queda durante espetáculo em Sergipe 
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 32°
Tempo limpoMín. 19° Máx. 30°
Tempo nublado