O terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o "Lula três" como é chamado por alguns, completa 100 dias nessa segunda-feira, 10 de abril. Geralmente os 100 dias de mandato político são aguardados com muita expectativa. Isso porque nesse período já é possível fazer uma avaliação do que foi feito em qualquer administração pública, ou o que deixou de se fazer, gerando, assim, perspectivas positivas, ou não, de como serão os próximos anos do governante.
Em nossa opinião, ao longo desses 100 dias do governo Lula, algumas coisas foram feitas e muita coisa deixou de ser feita. As pesquisas de opinião pública mostram uma avaliação positiva do governo petista. Os números, comparados ao seu principal oponente, o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), são bem superiores quando comparados à popularidade de Lula e os feitos. Bom lembrar que pesquisas são pesquisas. Se perguntar para um "bolsonarista raiz" ele vai dizer que esse é o pior governo do planeta Terra; se perguntar para um petista, a afirmação será que o governo Lula é o melhor do mundo. Como dizia um certo político baiano "meus amigos não tem defeito, quanto aos meus adversários ainda que não os tenham encontrarei os defeitos". Na política infelizmente é assim: os adversários sempre têm defeitos ou não fazem o que deveriam fazer.
Ainda sobre o ponto de vista desse comunicador, algumas coisas podem ser apontadas como positivas nesses 100 dias do governo Lula. As ações em favor dos índios Yanomamis, a conscientização sobre as vacinas, as medidas contra os ataques à Praça dos Três Poderes, o diálogo com outros poderes como o Supremo Tribunal Federal (STF), além da interlocução com chefes de outros países são exemplos que destacamos. No entanto, Lula não deve pensar que está voando em céu de brigadeiro agora que a poeira está baixando, ele [Lula] precisa falar menos e trabalhar muito mais.
Jerônimo Rodrigues
Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), também precisa fazer mais. Não basta inaugurar obras que estavam em andamento, é preciso fazer mais e mais. Problemas como a fila da Regulação e com a segurança pública têm sido o calcanhar de Aquiles do governo petista na Bahia, os números só aumentam. Espera-se que a viagem do governador da Bahia para a China possa render bons frutos e façam com que o governador baiano arregace ainda mais as mangas e trabalhe muito mais pelos baianos e baianas.
E você, o que pensa sobre os 100 dias de governo de Lula e Jerônimo Rodrigues? Acha que eles já deveriam ter feito o que longo desses 100 dias? Eles passaram no teste da avaliação positiva? Ou ainda é cedo para avaliar?
Por Luiz Santos, Radialista e Jornalista
Mín. 17° Máx. 25°
Mín. 17° Máx. 25°
Chuvas esparsasMín. 17° Máx. 24°
Chuvas esparsas