Sábado, 02 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Artigo Tanquinho

O que fazer em Tanquinho?

Por Carlos Alberto

07/04/2023 12h02 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Divulgação
Divulgação

Essa era a pergunta que estampava um encarte distribuído na manhã desta sexta-feira, 7, pela prefeitura da cidade de Tanquinho, estado da Bahia. A cidade, que dista cerca de 150 km da capital do estado, Salvador,  tem Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,597, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e possui uma população de aproximadamente 8 mil habitantes.

Dispostos numa mesa ao lado de grande quantidade de copos de salada de frutas que eram entregues, gratuitamente, por prepostos da prefeitura municipal da cidade aos transeuntes que participavam da tradicional subida do Morro da Emancipação, o encarte, caprichosamente confeccionado, deixou-me curioso e quis saber se os organizadores cuidaram de dar resposta, ou respostas, à pergunta feita: "o que fazer em Tanquinho?"

Respeitando as limitações que tenho em um dos joelhos, optei por aguardar em uma lanchonete enquanto o amigo Guga, o filho e um sobrinho seu escalavam a trilha até o topo do referido morro. Atendido atenciosamente por dona Jatiana, funcionária do Restaurante e Lanchonete Pé de Serra, saboreei um cuscuz com galinha caipira, além de café com leite. Entre os transeuntes e "trilheiros", dona Jatiana fez questão de apontar o prefeito Zé Luiz e a primeira-dama, Gabriela.

Entre uma conversa e outra com a funcionária sobre o movimento do comércio às margens da BR 324 em dias de sexta-feira Santa, quando muitos munícipes e outras tantas pessoas sobem o Morro, pude perceber que a cidade fica muito movimentada. Folheando o encarte, para além da pergunta inicial, a "Capital do Doce", como afirma a prefeitura, oferece ao visitante durante o ano a Trilha da Emancipação, o Trezenário de Santo Antônio, Tríduo Cultural, prática de Rapel, Rodas de Capoeira, Cavalgadas e Vaquejadas, Corrida da Emancipação, apresentações de Fanfarras, Cicloturismo, Samba de Roda, Comidas Típicas e, muito muito forró durante os festejos juninos. 

Tudo transcorria dentro da normalidade quando se viu muita gente correndo no sentido monte - BR, ambulâncias "agitadas" levavam pessoas para o hospital municipal e voltavam para buscar mais gente ainda. Um enxame de abelhas atacou muita gente que descia do Morro. Quando Guga e os outros chegaram tive que levá-los também ao hospital da cidade para serem medicados. No local, era grande o movimento e as reclamações do episódio. Segundo ouvi de pessoas que trabalham no hospital "nunca tinham visto um movimento tão intenso como o ocorrido hoje". Sem maiores gravidades e devidamente medicados, o movimento foi diminuindo e pudemos voltar pra casa.

Por fim, voltando ao propósito inicial do escrito, para quem deseja saber quando acontece tudo o que traz o encarte e outros eventos, basta acessar ao site www.tanquinho.ba.gov.br As pousadas Monte Alto, Vovó Teco e Marques são alguns dos locais que o visitante pode se hospedar na cidade.

 

Por Carlos Alberto, Professor e Radialista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.