Quarta, 27 de Agosto de 2025
(75) 99168-0053
Educação Educação

Pais fazem protesto em frente a Prefeitura de Feira contra fechamento de escola no distrito de Ipuaçú

Sexta (03)

03/03/2023 10h04 Atualizada há 2 anos
Por: Hely Beltrão Fonte: Conectado News
Foto Luiz Santos
Foto Luiz Santos

Os problemas com a educação do município de Feira de Santana parecem não ter fim. Após duas matérias do Conectado News, uma publicada na quarta (01) e outra na quinta (02), denunciando a demora com relação a reforma e a precarização de algumas escolas, pais de alunos realizaram protesto na manhã desta sexta (03) em frente a Prefeitura de Feira de Santana contra o fechamento da Escola Municipal Maria de Lurdes Almeida Machado, localizada no  km7, distrito de Ipuaçu em Feira.

Em entrevista ao Conectado News, Roque Alves Lima, disse que tem 03 filhos, e estão todos sem estudar.

Foto: Luiz Santos

"Tenho 03 filhos que estão sem estudar, o prefeito fechou a escola", disse.

Daiane dos Santos disse que o local não tem escola, que funcionava em um lugar alugado há 20 anos, mas agora resolveram fechar.

"A explicação que nos deram é que não tem lugar para construir o colégio. Lá não tem escola, o prédio é alugado, não tem estrutura e funcionou assim por 20 anos, mas agora resolveram fechar. Há tempos que lutamos para conseguir uma escola nova", afirmou.

Shirley Alves, tem uma menina em idade escolar, e disse que a escola foi fechada devido a grande quantidade de alunos, que o local não suporta, a prefeitura prometeu uma solução, mas até agora nada foi feito.

"A escola sempre funcionou em um prédio alugado, mas agora não comporta a quantidade de alunos, 250 alunos, o local não é mais adequado. A Prefeitura disse que procuraria um local para alugar provisoriamente, mas até o momento não nos deu retorno, hoje é dia 03 de março, as aulas retornam dia 29 e não sabemos onde as crianças vão ficar, porque o prefeito simplesmente não compra o terreno, para construir a escola, porque o que queremos é a construção da escola Maria de Lourdes no KM7", disse.

A secretaria de Educação do município, Anaci Bispo Paim, garantiu, em entrevista ao Programa Levante a Voz da Rádio Sociedade News, que todas as providência já estão sendo tomadas e que nenhum aluno ficará sem estudar.

"Essa unidade escolar que funciona em um prédio alugado no Km7 em Ipuaçu, está em funcionamento há alguns anos, estamos inclusive viabilizando para toda a rede prédios que se encontravam alugados, com construção de novo espaço, em algumas localidades, temos dificuldade de encontrar um terreno que tenha a possibilidade de fazer novas construções, em Ipuaçu já foram identificadas duas áreas com essa possibilidade. Já tivemos várias reuniões com a comunidade, estive presente na última, conversamos com as famílias, discutimos a situação, a proprietária do prédio também esteve presente, mostrando que tem uma responsabilidade grande com a manutenção do prédio, porque não podemos fazer interferência na estrutura de prédio particular, apenas manutenção, só mexemos na estrutura de prédio próprio. Continuaremos utilizando as 04 salas no térreo e estaremos, já com o processo de vistoria realizado, com avaliação do valor do aluguel na Secretaria da Fazenda, para o novo imóvel que será utilizado como anexo da Escola Municipal Maria de Lurdes Almeida Machado. A informação de que daríamos as condições de pleno funcionamento sem prejuízo das aulas, foi passada nessa reunião que realizamos na comunidade e não temos dificuldade alguma de atender a comunidade, nenhum aluno ficará sem aula, estávamos com a previsão de uma outra solução, com a municipalização, mas não aconteceu. Para 2023, está definida a oferta das turmas que estavam sendo ofertadas, utilizando quatro salas do prédio alugado e um anexo na mesma localidade para atender as demais turmas. Outras providências já estão sendo adotadas para cadastro de um prédio que tenhamos a condição de construir uma Unidade Escolar. Essa solução foi discutida em reunião no dia 23 de fevereiro, havendo três propostas, fizemos a avaliação e a terceira foi a escolhida", afirmou.

Confira na íntegra em nosso Instagram.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Luiz Santos (@luizsantosjornalista)

Reportagem: Luiz Santos e Hely Beltrão

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.