Após grande repercussão de matéria publicada no Conectado News, na quarta (01), mais denúncias de problemas em escolas do município foram recebidas pela nossa redação. Pais de alunos que estudam na Escola Municipal Esther da Silva Santana, no bairro Mangabeira, estão temerosos com o remanejamento dos alunos para uma unidade escolar no bairro Baraúnas, devido a guerra entre facções destes bairros. A escola está em reforma, esta que deveria começar em julho e tinha previsão de término em outubro, porém, começou em setembro e até o momento não há previsão de entrega, inclusive, a parte administrativa da escola funciona em meio a reforma.
A Escola Professora Noemia Freitas Guimarães no bairro Cidade Nova, segundo denúncias de internautas, estava funcionando no prédio da Escola Dale Nogare no mesmo bairro, porém, tiveram de sair por falta de pagamento, sendo transferidos para a Escola Monsenhor Mário Pessoa, que está abrigando duas escolas no imóvel.
Ao Conectado News, a secretária de Educação do município Anaci Bispo Paim, disse que as obras estão sendo aceleradas, para garantir o retorno breve dos alunos as unidades escolares. Com relação a escola Noemia Freitas Guimarães, a secretária afirmou que esta unidade escolar era do município, mas agora pertence ao Governo do Estado.
"A empresa que ganhou licitação também está realizando a reforma de outras unidades escolares, portanto, às atividades têm um prazo final que contemplaria todas as unidades, que seria de 15 meses, como a ordem de serviço foi expedida no mês de julho, pode ser entregue até outubro de 2023. Para todas as obras, estamos tentando antecipar os prazos para que a execução possa acontecer em um período mais curto, mas a empresa está cumprindo o cronograma, o projeto arquitetônico está muito bem definido, a escola está bem estruturada, teremos um período de afastamento dos alunos do seu prédio principal, para que a reforma efetivamente possa acontecer, e eles voltarão para um prédio devidamente estruturado, e estamos buscando um novo espaço para as escolas. A empresa está trabalhando no prédio e estamos viabilizando um outro espaço para que eles façam a mudança no início das aulas, o aluno já vai participar das atividades em uma nova unidade.
Com relação ao Colégio Municipal Diva Portela, também ocorreu o prazo de 15 meses, a obra teve a ordem de serviço expedida em maio de 2022, com previsão para o segundo semestre, final do mês de agosto, por ser uma obra de grande porte, pode ser que precise de alguns ajustes, chegando até o mês de setembro. Essa escola tem um parque esportivo de grande porte e piscina olímpica, a área de construção dela é bem bem grande. Os alunos estão estudando em um prédio alugado e continuarão lá até a conclusão da obras.
Com relação as aulas no bairro Cidade Nova, estão ocorrendo normalmente na Escola Monsenhor Mário Pessoa, escola que foi municipalizada há muitos anos atrás, escola está integrada ao conjunto das unidades escolares municipais, passando por algumas interferências na área física, pintura, revestimento de parede, mudança de piso, alguns pontos importantes que precisava ser realizado para a manutenção. Tínhamos uma outra unidade escolar na Cidade Nova, mas já foi devolvido para o Estado, o Noêmia Freitas Guimarães.
Reportagem: Hely Beltrão
Mín. 19° Máx. 27°
Mín. 17° Máx. 30°
Parcialmente nubladoMín. 19° Máx. 28°
Chuvas esparsas