Passadas as eleições do dia 15\11, em que os eleitores feirenses escolheram os 21 vereadores para a próxima legislatura, agora é hora e vez dos edis votarem entre si para escolher o presidente que irá gerir os mais de 14 milhões de reais, frutos dos nossos impostos repassados ao poder executivo que por sua vez repassa para o legislativo.
A disputa está acirrada entre os dois principais concorrentes governistas, o atual presidente e candidato a reeleição José Carneiro Rocha (MDB) e o experiente vereador eleito com 3.179 votos, Fernando Torres (PSD),que já foi vereador ,deputado estadual, federal e secretário do governo Rui Costa (PT), além do vereador oposicionista Silvio Dias (PT),este muito competente por sinal, mas para chegar à presidência só se uma zebra do tamanho de Feira de Santana cair de paraquedas na cidade .
Dizem por ai nos corredores da cidade que teremos mesmo um bate chapas entre os governistas Torres X Rocha. Quem conseguirá aglutinar mais votos, principalmente dos 13 estreantes? Esses “calouros” que, embora novos, não são bobos nem um pingo. As propostas para conquistarem a presidência da casa legislativa chegam ser tentadoras.
Mas como dizem que os poderes são harmônicos, porém independentes, vamos ficar de camarote pra ver se teremos mesmo bate chapas ou o chefe do executivo vai operar nos bastidores pró Zé Carneiro ou Fernando Torres.
Na última sexta-feira dia 11, em conversa com o prefeito Colbert Martins (MDB), perguntei-o qual dos dois candidatos governistas é o de sua preferência, Martins escorregou e disse “que já foi legislador e por isso saberá respeitar a soberania da casa da cidadania”. Mas a gente sabe que não é bem assim, o executivo seja ele municipal, estadual ou federal sempre teve e sempre terá suas preferências em quem conduzirá o legislativo, em alguns momentos da história ja vimos negociadores fazendo o famoso meio de campo pró-governo.
Vamos aguardar o dia 1º de janeiro de 2021. Quem será o vencedor: Zé Carneiro, Fernando Torres ou teremos uma zebra a favor de Silvio Dias? Uma coisa é certa: tendo um bate chapas, o regimento interno da Câmara Municipal diz que um vereador oposicionista terá obrigatoriamente uma vaga na mesa diretiva.
Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 27°
Tempo nubladoMín. 19° Máx. 27°
Chuvas esparsas