Sexta, 09 de Maio de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

“Hábitos alimentares inadequados podem desencadear câncer de mama" diz nutricionista

"Cuidar para Vidas Salvar"

22/10/2022 10h26 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

O câncer de modo geral é uma doença multifatorial e a alimentação pode ser um vilão no que diz respeito ao desenvolvimento da doença, ou ainda pode ser um importante aliado na prevenção e tratamento da doença. Em entrevista ao Programa Levante a Voz,  do Quadro "Cuidar para Vidas Salvar", a nutricionista pós graduada em saúde da mulher, Kelly Oliveira, reforçou a correlação entre a alimentação e o câncer de mama.

“Então nessa relação entre alimentação e o câncer de mama a gente tem que prestar bastante atenção nas escolhas alimentares, que é uma estratégia extremamente importante de autocuidado, isso porque os alimentos são nossos grandes aliados na promoção da saúde, no bem-estar e consequentemente vai ampliar a qualidade de vida e contribui com prevenção da doença. A alimentação ela tem uma influência diretamente na nossa saúde e por isso manter uma dieta balanceada é essencial. Então esses hábitos alimentares inadequados eles podem desencadear sim a doença. As células cancerígenas ela pode se desenvolver por diversos motivos também como sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, é a má alimentação que a gente não pode esquecer.”, explica.

A nutricionista pontuou que alguns alimentos ultraprocessados podem ser um dos maiores inimigos da nossa saúde.

“Embora a doença seja multifatorial  é o tumor maligno ele pode ter em muitos casos uma relação direta com o estilo de vida, a dieta de muita gente segue. Então os alimentos que a gente deve ter muito cuidado e evitar esse consumo em excesso são os alimentos industrializados, ultraprocessados. Um que vou citar é o alimento carne vermelha, ele em excesso pode fazer mal, então consumir essa carne vermelha no máximo duas vezes na semana dependendo do quadro do paciente, farinha branca, açúcar refinado, embutidos, as frituras, sal, também os industrializados que são salgadinhos, bolacha, enlatados, podem estar fazendo mal a nossa saúde.  Geralmente a indústria alimentícia ela tem lá sinalizando, quando for ao mercado observe isso, os alimentos tem lá simbolizando quando é  ultraprocessado, para você reconhecer esse alimento, ele tem um tezinho amarelo, indicando que são os alimentos transgênicos que são alimentos totalmente processados, que não estão naturais e tem aditivos, tem compostos que vai alterar o seu DNA.”.

Entre os aliados no tratamento e prevenção do câncer de mama, a nutricionista apontou os antioxidante contidos em frutas e vegetais. “Os nutrientes mais importantes nesse cenário são as vitaminas C, E, A, o zinco, o folato, selênio e alguns fitoquímicos e eles muito importantes, pois eles possuem antioxidantes que auxiliam tanto na prevenção como no tratamento. é o antioxidante que vai estar ajudando para controlar um pouco esses radicais livres. Então alimentos que você deve incluir no seu cardápio e que vão ajudar a prevenir também a questão do câncer de mama são alimentos como inhame, açafrão, os alimentos alaranjados também como:  mamão, cenoura, tangerina, então brincar bastante com o alimento, quanto mais colorido seu prato, mais rico em nutrientes ele vai ser.”

Kelly Oliveira ainda orientou que as frutas cítricas são alguns dos alimentos indicados para quem está passando pelo processo de quimioterapia .“O diagnóstico de câncer de mama ele implica muito na mudança no dia a dia da pessoa e a alimentação é uma delas. Em razão dos efeitos colaterais da quimioterapia, muitas vezes durante o tratamento o paciente ele perde até a vontade de se alimentar, porém é muito importante nos momentos que ele conseguir se alimentar melhor, ele consuma vegetais, frutas, gorduras boas, e uma dica é optar por frutas cítricas, vermelhas, arroxeadas, elas vão auxiliar na questão das vitaminas é que são perdidas durante o tratamento.”, destacou.

A nutricionista ainda alertou a importância de reforçar a hidratação durante o processo de quimioterapia. “ Enjôos são comuns nessa fase de tratamento do câncer (quimioterapia), então ele acaba interferindo na alimentação do paciente, nesse caso é ideal que as refeições sejam fracionadas, que a pessoa não se alimente naquele momento que ela estiver muito enjoada. Durante o tratamento os pacientes eles perdem muito líquido por conta da diarreia, náuseas, por isso é muito importante que reforce a hidratação também, beber água, estar sempre se hidratando.”.

“ É recomendável consultar um nutricionista para que possa adequar a alimentação as suas reais necessidades. É de suma importância a gente cuidar da nossa saúde, ter esse autocuidado e lembrar que com uma alimentação saudável a gente pode prevenir ou até mesmo pode passar por esse tratamento do câncer com mais qualidade de vida.”, concluiu.

 

Reportagem Jessica Campos

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Gabriela Há 3 anos Feira De SantanaMinha nutri ?
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.