Terça, 01 de Julho de 2025
(75) 99168-0053
Outubro Rosa Outubro Rosa

"Fé e tratamento contra o câncer devem andar de mãos dadas", diz Arlete Passos

"Cuidar para Vidas Salvar"

19/10/2022 05h36 Atualizada há 3 anos
Por: Ana Meire Fonte: Conectado News
Foto Arquivo pessoal
Foto Arquivo pessoal

 

Encarar um câncer de mama é um verdadeiro desafio e muito se apegam a fé na caminhada pela cura. E este é o caso da comerciante Arlete Passos que buscou força e esperança na crença em Deus para enfrentar o diagnóstico do câncer. Casada e atualmente com 44 anos, Arlete destacou em entrevista ao Programa Levante a Voz, da Rádio Sociedade News FM,  no Projeto "Cuidar para Vidas Salvar", que o autoexame foi fundamento para o diagnóstico da doença.

 “ Eu tinha um hábito de toda sexta-feira fazer esfoliação no corpo e naquele dia quando estava olhando as axilas e fazendo o autoexame eu descobri um carocinho no seio esquerdo e eu não me lembro como foi que eu terminei de tomar aquele banho quando eu descobri aquele caroço, mas  já estava na cama fazendo o autoexame deitada e aí quando meu esposo chegou eu pedi para ele dar uma olhadinha, mostrei a ele e falei o que tinha acontecido, ele também tomou um grande susto, mas me deu a maior força, disse que era para eu procurar um médico. E na segunda-feira seguinte foi o que eu fiz, fiquei na clínica passei pelo mastologista, ele me encaminhou para fazer os exames, fiz os exames de ultrassom, o médico que fez o exame de ultrassom  tinha feito o mesmo exame no mês de novembro e estava tudo  certo, quando foi no mês de maio que ele viu um caroço daquele tamanho, até ele ficou indignado, porque um caroço daquele tamanho era para ter sido detectado com exames anteriores e não tinha nada nos exames, é como se tivesse assim o câncer foi muito agressivo, o caroço estava sendo muito agressivo. Foi quando ele passou  para eu fazer uma mamotomia e eu fiz o exame e semana depois  peguei o resultado e aí foi constatado o câncer.”, conta.

Arlete admitiu que ficou atônita ao receber a confirmar do câncer, mas através da oração ela encontrou serenidade para se fortalecer e ainda consolar a sua família no primeiro momento em que recebeu o diagnóstico.

 “Quando eu peguei o resultado que tinha dado positivo para o câncer e as minhas suspeitas foram comprovadas é como se eu tivesse anestesiada, mas tive que colocar a minha fé em ação. Eu sempre ouvia falar de um Deus que cura e eu comecei a clamar a Deus e falar com Ele que eu queria que Ele me curasse, que eu sempre ouvia falar que Ele cura e que Ele podia fazer isso por mim. Pedi a Ele para que Ele pudesse entrar com providência na minha vida e pudesse ser o meu consolo e em todos os momentos Ele esteve ao meu lado. Naquele dia quando eu cheguei em casa, meus pais e meu esposo estavam chorando, eu cheguei tranquila e eu quem fui consolo para eles. Em momento algum eu enfrentei essa enfermidade como a morte, em momento algum eu me deixei abater e eu acho que isso foi o ponto positivo para que eu pudesse vencer o câncer e estou aqui hoje testemunhando essa benção que o senhor realizou na minha vida.”, revelou.

Um dos maiores desafios para ela foi lidar com a autoestima e encarar o espelho após a queda de cabelos devido as reações das medicações contra o câncer. “Todo esse processo de tratamento do câncer de mama ele é muito doloroso para mulher, mexe com a nossa feminilidade e o meu maior desafio foi enfrentar a quimioterapia. Eu tinha uns cabelos longos, bonitos e logo após a primeira medicação que eu tomei os cabelos começaram a cair, então isso me deixou muito constrangida, sem falar na reação do medicamento, a falta de apetite, calafrios e edemas, enfim, tudo isso deixa a gente muito triste, muito abatida, mas em momento algum podemos perder a nossa fé. , a fé é o que nos mantém de pé e também Salmo 103:03  a ele nos fala ‘ É Ele que perdoa todas as tuas iniquidades e sara todas as tuas enfermidades’. Então é Deus que Sara as nossas enfermidades, então temos que ter uma esperança, temos que ter Cristo em nossas vidas para nos mantermos firmes e não deixar nossa fé em momento algum ser abalada”, declarou.

Arlete acredita que tudo na vida tem um propósito e que o momento difícil enfrentado serviu de aprendizado e fortalecimento pessoal.  “Tudo em nossa vida tem um propósito. Deus sempre quer nos ensinar algo e sobretudo aprender a depender Dele. Desde quando eu descobri o caroço até o dia que eu tomei a última sessão de radioterapia, eu pude vivenciar o poder da oração,  sempre haviam pessoas intercedendo, sempre via pessoas me apoiando. Eu agradeço a Deus por todas essas pessoas que cuidaram de mim, especialmente o meu esposo, pois ele cumpriu o que prometeu diante do altar que foi cuidar, honrar, amar e me respeitar independente das circunstâncias. A minha família também foi um apoio, a família que eu amo demais sempre esteve ao meu lado, sempre cuidou de mim, orou por mim, torceu por mim. A minha família em Cristo, que são os irmãos da igreja, amigos, vizinhos, enfim todas as pessoas que Deus colocou em minha vida naquele período que eu estava sensível, passando por aquela situação Deus colocou pessoas maravilhosas em minha vida e que me ajudaram muito e tudo o que eu fui passando Deus sempre foi me ajudando em todos os momentos. Tem uma frase que meu esposo, ele me dizia todos os dias, ele olhava para mim e falava: vai passar meu amor. E realmente passou e hoje eu estou aqui contando para vocês as bênçãos que o Senhor realizou na minha vida.”.

Durante a entrevista, Arlete ainda aconselhou as pessoas que estão enfrentando problemas semelhantes ao dela. “ Se você estiver passando por algo semelhante ao que eu passei, enfrente o espelho, busque o tratamento adequado independente das reações são duas coisas que andam de mãos dadas: é o tratamento e a fé. O tratamento ele é necessário e a fé é um fenômeno que libera as defesas naturais do organismo, prepara o corpo e a alma para lidarem melhor com a dor e os percalços desse tratamento que você vai enfrentar e que eu enfrentei. Não se deixe abater, mantenha um sorriso a cada manhã, cerque-se de pessoas que conhecem o seu valor. Você não precisa de muita gente para ser feliz, apenas de algumas verdadeiras que apreciam você exatamente pelo que você é grande abraço, concluiu.

 

Reportagem. Jessica Campos

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.